Voltar

Notícias

15
jul
2018
(INTERNACIONAL)
CIREN prioriza setores em todo o Chile para reabilitar a floresta nativa

A realidade das florestas no mundo de hoje não é muito animadora. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a superfície desse valioso recurso natural diminuiu em 31% nos últimos 25 anos; um problema urgente que também é vivido no Chile com a floresta nativa. Enquanto a Região Maule, por exemplo, agora tem uma forte presença, com cerca de 384.000 hectares (de acordo com dados da CONAF 2017), as alterações climáticas e seus efeitos, como o número de incêndios florestais no início deste ano 2017, a superfície de suas espécies endêmicas foi seriamente esgotada.

É nesse sentido que as árvores chilenas são de vital importância, como os melhores aliados para a sustentabilidade do planeta, à medida que captam e recarregam as fontes de água, liberam oxigênio e captam dióxido de carbono. Preservá-los, reabilitá-los e promover seus cuidados é de vital importância. Como uma maneira de recuperar e reduzir o risco de degradação em recursos de vegetação, é que o Ministério da Agricultura e do CONAF, com o apoio do CIREN, estabeleceu uma estratégia de mudanças climáticas e Vegetal Recursos Nacional, que tem como uma de suas principais medidas reduzir os gases de efeito estufa, reduzir a vulnerabilidade ambiental gerada pelas mudanças climáticas e reduzir a degradação da terra e a seca nos recursos da vegetação.

O projeto, que começou este ano, está em linha direta com os compromissos assumidos pelo Chile, como membro da Organização das Nações Unidas, de apoiar todas as ações que contribuam para combater a mudança climática e seus efeitos, bem como a restauração dos ecossistemas. terrestre como florestas, e consiste em 8 atividades estratégicas estabelecidas como meta até 2025. Como elas priorizam cada uma delas? Com a colaboração do Centro de Informação de Recursos Naturais, Ciren.

Juan Pablo Flores, Ciren florestal explica que "como os recursos são sempre limitados, é necessário saber onde a situação é mais complexa social, econômica e ambiental. Assim, com as informações que temos em Ciren sobre a propriedade rural, informações florestais, estado de degradação do solo e outras, ajudamos a Conaf a decidir onde é mais urgente agir ”.

As informações fornecidas Ciren, graças aos seus mais de 30 anos trabalhando com informação estratégica e geo-referenciada é tão precisa que, mesmo que você saiba em que áreas específicas de cada município existe uma maior vulnerabilidade às mudanças climáticas e seus efeitos.

Além disso, a Instituição fornecerá um serviço que combinará as ações e consultorias paralelas realizadas pelo projeto, gerando uma plataforma de informações de visualização.

Um projeto interessante e urgente que busca a proteção e reabilitação de nossa mata nativa através do uso eficiente dos recursos disponíveis, para que estes atinjam os setores do país onde são realmente necessários.

Fonte: Infoslyva/Remade

ITTO Sindimadeira_rs