Voltar

Notícias

08
jul
2018
(GERAL)
O Peru é o quarto país com a maior extensão de florestas tropicais

Cerca de 60% do território peruano é coberto por florestas tropicais o que o torna o nono país com a maior área florestal do planeta e o quarto como detentor de florestas tropicais.

A extensa área florestal do Peru garante uma grande biodiversidade que se expressa em que 70% das plantas alimentícias e 80% das plantas medicinais vêm das florestas. Abriga também uma grande diversidade de espécies animais, muitas das quais são endêmicas, ou seja, vivem apenas em nosso território.

Também em florestas do país vivem mais de 50 povos indígenas, que, juntamente com o Programa Nacional de Floresta Ministério do Meio Ambiente Conservação (Minam) e outras autoridades trabalham para preservar e uso sustentável deste património natural, a fim de reduzir o aquecimento global através do controle da temperatura do planeta.

Sem florestas, as emissões de dióxido de carbono (CO2) não poderiam ser contidas, assim como a vida no planeta seria impossível, já que não haveria rios. Vale ressaltar que o Peru é o país da América Latina com maior disponibilidade desse recurso vital; 97% da água doce é encontrada em nossa Amazônia.

A conservação das florestas também previne a erosão do solo, que por sua vez causa deslizamentos de terra que afetam a estrada, a infra-estrutura energética e as populações que vivem nas áreas próximas e de baixa altitude.

-Proteção de florestas-

As florestas amazônicas do Peru estão organizadas em um conjunto de categorias territoriais, o que dá a cada área florestal uma responsabilidade por sua gestão. Uma dessas categorias é protegida por comunidades indígenas e camponesas.

Outras categorias são áreas naturais protegidas, bem como concessões florestais. No entanto, cerca de um quarto das florestas ainda não estão categorizadas, o que as torna mais vulneráveis ao seu uso indevido e destruição.

Em 2010, o Minam criou o Programa Nacional de Conservação Florestal para a mitigação das mudanças climáticas, a fim de contribuir para a preservação e o desenvolvimento sustentável desse recurso.

Fonte: Infoslyva/Remade

ITTO Sindimadeira_rs