Voltar

Notícias

08
jul
2018
(GERAL)
Setor madeireiro russo em clima animado

De acordo com um relatório no Boletim da ETTF Sviatoslav Bychkov, diretor administrativo da Ilim Timber, Marketing e Comunicações disse que o setor madeireiro russo está em bom humor e aumentando a capacidade, inclusive em construção baseada em madeira, após um desempenho robusto 2017.

Em 2017, o PIB da Rússia cresceu 1,5%, tomando com sucesso o país fora da recessão econômica.

A indústria da madeira fez parte desse sucesso, contribuindo com 1,9% para o PIB, com o setor de serraria alcançando um crescimento de 2,2% e sua expansão com um aumento de 60,7% na produção e processamento importação de equipamentos.

A produção de toras aumentou 4% para atingir 79 milhões de m3, enquanto as exportações diminuíram 1,5% para 11 milhões de m3, indo para a China. Enquanto isso, os preços de mercado para as exportações russas de fibra longa cresceram em média 10% na Ásia, Europa e Oriente Médio e Norte da África (MENA), impulsionada por vários fatores, incluindo a demanda mercado doméstico.

No total, a China respondeu por 58% da madeira serrada e 95% das exportações de toras da Rússia em 2017. A antiga percentagem representou 21% de crescimento de volume para um total de 15,5 milhões.

Refletindo a migração para as exportações de madeira processada, Manzhouli, o principal porto terrestre para as exportações russas de madeira para a China, alcançou um volume recorde de madeira serrada manejada, com 8 milhões de m3 e um recorde de baixo volume produção de toras de serra de 3,8 milhões de m3.

Em 2017, os exportadores russos começaram a explorar conexões ferroviárias para Província de Sichuan, na China, usando trens de contêineres.

Ao mesmo tempo, a reorientação das exportações de madeira dos mercados da CEI e da MENA continuaram, representando apenas 20% do total.

Neste mercado dinâmico, todos os principais produtores russos relataram que estavam aumentando os volumes de produção, adicionando turnos e também modernizando a tecnologia.

A produção anual de compensado, principalmente bétula, tem sido estável em 3,7 milhões de m3 por três anos, com 50% exportado, principalmente para os EUA, Reino Unido e resto da UE,

Estima-se que 200.000 da nova capacidade seja adicionada este ano.

Certificação FSC cresceu para cobrir 48,3 milhões de hectares da floresta comercial russa. A Rússia agora responde por 25% da área florestal certificada pelo FSC em todo o mundo.

Fonte: Remade/ITTO

ITTO Sindimadeira_rs