Notícias
Neste contexto, os importadores europeus de contraplacado descrevem variadamente a demanda que varia de "estável "e" a um bom nível ", a" forte e fortalecimento ".
Ao mesmo tempo, todos os importadores tiveram problemas com a oferta em diferentes graus. “Houve atrasos de em todos os lugares, por várias razões ”, disse um dos operadoradores continental. “A oferta total é pequena, tornando difícil planejar ”, confirmou uma empresa do Reino Unido. “
Os problemas com suprimentos indonésios e malaios são amplamente atribuída pelos importadores europeus à estação chuvosa severa e seu impacto na colheita de toras. A situação das condições meteorológicas e das matérias-primas tem melhorado, mas um relatório na imprensa comercial europeia de abril disse que em algumas regiões as estradas madeireiras ainda são lamacentas e de difícil transporte ", acrescentando que poderia demorar mais um mês antes que a situação retorne normal.
Os preços de contraplacado para a Malásia e a Indonésia na UE são relatados para ter aumentado em 30% nos últimos seis meses.
Até recentemente, o suprimento do Brasil era descrito por importadores europeus como "não melhor ou pior do que o habitual", mas a recente greve dos caminhoneiros em todo o país pode elevar os preços dos combustíveis e espera-se que não cause atrasos contínuos na entrega de material para as serrarias e do produto acabado para os Portos.
O presidente Temer acabou fazendo concessões aos grevistas e ação industrial foi cancelada no final de maio, mas o país ficou com um acúmulo significativo de carga não entregue.
O aumento da concorrência de compradores dos EUA para a Malásia também se diz que o produto indonésio está afetando a disponibilidade e preço na Europa.
“Tradicionalmente, os compradores norte-americanos adquiriram madeira asiática madeira compensada mais fortemente da China [vale US $ 1,12 bilhões no ano passado], mas suas exigências agora são tais que eles têm explorado outras fontes, incluindo a Indonésia e na Malásia ”, disse um importador / distribuidor europeu.
“Se os direitos antidumping e compensatórios dos EUA sobre Produtos chineses de madeira dura, ativados em dezembro, aumentar esta tendência continua a ser vista ”
Fonte: Infoslyva/Remade
Notícias em destaque





