Voltar

Notícias

02
jul
2018
(INTERNACIONAL)
Queda nas exportações de madeira de Camarões para mercado UE

As exportações de tora de madeira dos Camarões para a União Europeia caíram 11% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado, com um volume total de 3.400 toneladas de madeira.

O comércio de madeira em Camarões ainda está mostrando uma tendência de baixa. Segundo a conjectura da International Tropical Timber Organisation (ITTO), as exportações de madeira para a União Europeia (UE) entre janeiro e março de 2018 totalizaram 3.400 toneladas. A ITTO explica essa situação ao elevar a classificação do mercado chinês com os agricultores camaroneses.

De fato, a organização diz que, com acordos de parceria voluntária muito mais rigorosos (FLEGT) sobre a exploração sustentável e responsável das florestas, os gerentes florestais em Camarões se voltaram massivamente para o mercado chinês onde as condições de controle parecem ser mais flexíveis. Além disso, a queda nas exportações para a UE é explicada pelo aumento no preço da venda de madeira de Camarões no mercado internacional em resposta a um aumento na taxa de exportação de madeira imposta pelo governo Camaronês na Lei de Finanças de 2018.

Tendência de baixa

Esta queda nas exportações de madeira é apenas a continuação de uma tendência observada em 2017. Segundo a ITTO, no final de setembro de 2017, o volume total de madeira de lei exportada para os países da UE foi estimado em 18.500 m3. . Em comparação com o mesmo período de 2016, essas exportações caíram 31%. A organização explica essa tendência ao desacelerar as transações com os produtores camaroneses.

Além disso, a ITTO revela que Camarões não seria o uníco país nessa situação. No mesmo período (primeiros nove meses de 2017), houve uma desaceleração nas transações com os produtores de toras do Congo (queda de 29% para 22.700 m3) da República Democrática do Congo. (Queda de 50% para 13.000 m3) e República Centro-Africana (queda de 44% para apenas 9.800 m3). As importações europeias de madeira tropical caíram 28% no final de setembro de 2017 para 90.400 m3.

Fonte: Infoslyva/Remade

ITTO Sindimadeira_rs