Voltar

Notícias

18
jun
2018
(SILVICULTURA)
Klabin divulga o Resumo Público 2018 do Plano de Manejo Florestal de SC

Com mais de mil espécies preservadas, o modelo de manejo florestal da Klabin confirma a importância do sistema de mosaicos para a preservação da fauna e da flora local.

A Klabin disponibilizou o Resumo Público 2018 do seu Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina, que conta com mais de 135 mil hectares de florestas plantadas certificadas e matas nativas preservadas.

O documento visa promover as boas práticas de conservação da área florestal da companhia na região, bem como indicadores socioambientais e resultados da preservação e monitoramentos da fauna e da flora catarinense.

O Resumo ressalta a importância do manejo florestal adequado para a preservação do bioma da região.

A Klabin é pioneira na adoção do manejo em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que possibilitam a convivência e o trânsito da fauna nativa em seu habitat natural, além de contribuírem diretamente na proteção do solo e da biodiversidade.

O material traz informações sobre as pesquisas que são realizadas para garantir a manutenção e a melhoria da produtividade florestal, monitoramento das bacias hidrográficas, fauna e flora, operações florestais de silvicultura, colheita, construção e manutenção de estradas, programas socioambientais e interação com as comunidades de influência direta e indireta das operações, bem como os canais de comunicação com a companhia.

Além de apresentar os dados geoclimáticos da região, os elementos biológicos existentes na natureza local são outro destaque da publicação que apresenta a preservação de 914 espécies da flora nativa e 390 da fauna.

Dentro destes números, 128 espécies da flora e 346 da fauna figuram em listas ameaçadas de extinção com status de conservação reconhecido.

Para consultar o Resumo Público 2018 do Plano de Manejo Florestal de Santa Catarina da Klabin, acesse.

Fonte: Celulose Online

Neuvoo Jooble