Voltar

Notícias

11
jun
2018
(INTERNACIONAL)
O plantio de árvores ajuda a empoderar mulheres no Quênia

Njoro é uma área agrícola perto do Vale do Rift, no Quênia. Aqui mora Charity Kathambi Chepkwony, uma produtora agrícola e florestal e também a primeira mulher eleita para o parlamento queniano pelo distrito eleitoral de Njoro, no condado de Nakuru. Ela também trabalha com a FAO para incentivar outras pessoas de sua comunidade, particularmente mulheres, a plantar árvores e desenvolver novos meios de subsistência.

As mulheres são a espinha dorsal das economias rurais, especialmente na África, mas é muito raro vê-las participando da tomada de decisões.

Uma mulher que desafia essa tendência é a Charity Kathambi Chepkwony. Uma produtora agrícola e florestal e também a primeira mulher eleita para o parlamento queniano pelo distrito eleitoral de Njoro, no condado de Nakuru, cerca de 170 km a noroeste da capital, Nairobi.

"Eu tive que enfrentar competidores masculinos. Disseram qme que as mulheres não deveriam ter o direito de ocupar esses cargos de liderança, mas continuei a lutar e defender minhas idéias ", afirma Charity. "Sofri muita intimidação, mas não me permiti desanimar. Pregando a paz e tornando-se a voz da comunidade, eles perceberam que uma mulher poderia tomar a iniciativa ".

Njoro está perto da área agrícola do Vale do Rift, e do distrito que cobre parte da floresta de Mau, uma área de floresta montanhosa que é a maior fonte de água no Quênia e fornece muitos membros da comunidade local madeira, alimentos e empregos . Também sofria de extração ilegal de madeira e degradação.

A Charity lidera uma organização comunitária, Beyond One Billion, que trata dos problemas da mudança climática e da degradação ambiental na floresta e, mais geralmente, em sua comunidade. A maioria dos seus membros são mulheres e trabalha em estreita colaboração com a Facilidade Florestal e Agrícola (FFF), que é uma associação entre a FAO, a União Internacional para a Conservação da Natureza. Natureza (IUCN), o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e AgriCord. O FFF está alojado dentro da FAO.

Juntas, essas organizações ajudam produtores - especialmente mulheres - a desenvolver empreendimentos florestais e agrícolas em todas as etapas da produção, desde mudas e viveiros até o plantio de árvores, produção sustentável de carvão, madeira e outros produtos. silvicultura e agrícola.

"Através de Beyond One Billion, pudemos começar com viveiros de árvores e árvores frutíferas. Graças a isso, e ao treinamento apoiado pela FFF, muitas famílias têm melhores condições de vida vendendo os alimentos obtidos das árvores ", explica Charity.

"As organizações de agricultores como Beyond One Billion oferecem um grande potencial em termos de reforço das capacidades dos agricultores, a participação na tomada de decisões, proteção dos direitos e acesso aos recursos", diz Jeffrey Campbell responsável da FAO para o FFF.

Mecanismo de Florestas e Fazendas começou a trabalhar com organizações de 12 pequenos produtores florestais e agrícolas no Quênia em 2014. Na primeira, o nível de organização e participação dos produtores em diferentes cadeias de valor foi baixo e não houve acesso a fornecedores serviços de desenvolvimento técnico ou comercial.

Durante três anos, a FAO, juntamente com WeEffect, o Serviço Florestal do Quênia e da Associação de pequena floresta e produtores agrícolas no Quênia, apoiando organizações para alcançar mais produtores e oito vezes a sua adesão, beneficiando indiretamente cerca de 20 Mil pessoas

"A FFF fez um ótimo trabalho conosco. Cuidou de toda a capacitação na comercialização coletiva de mudas de árvores. Antes, não sabíamos muitas coisas. Agora podemos coletar sementes de maneira profissional e sabemos como comercializar. Também estamos mais conscientes de como conservar as florestas ", afirma Charity.

Fonte: Infoslyva/Remade

Sindimadeira_rs ITTO