Notícias
Os esforços de reflorestamento da China levaram a um aumento de 32% na cobertura de árvores, mas o aumento vem principalmente das pessoas que transformaram as antigas plantações em plantações de árvores com apenas um tipo de árvore, que é de pouco valor para a vida selvagem. Da mesma forma, as florestas nativas na verdade diminuíram em 6% porque as pessoas continuaram a limpar as florestas nativas para dar lugar a plantações de árvores.
As plantações de monoculturas de árvores cobrem as encostas das montanhas dentro e ao redor do Centro de Pesquisa de Conservação da China para o Panda Gigante, localizado na Reserva Natural de Wolong. Curiosamente, a área está perto de florestas nativas remanescentes, indicando que poderia ter sido um local perfeito para a regeneração natural.
A China implementou algumas das políticas mais ambiciosas do mundo para proteger e restaurar florestas, mas esses programas ainda perdem a marca, de acordo com uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade de Princeton.
Usando imagens de satélite e entrevistas domiciliares, a equipe analisou como as políticas governamentais afetaram o uso da terra no sudoeste da China entre 2000 e 2015.
A cobertura total de árvores cresceu 32%, mas o aumento veio principalmente de pessoas que transformaram as antigas plantações em plantações de árvores com monoculturas - florestas com apenas um tipo de árvore - o que é de pouco valor para a vida selvagem. Da mesma forma, as florestas nativas na verdade diminuíram em 6% porque as pessoas continuaram a limpar as florestas nativas para dar lugar a plantações de árvores.
Os entrevistados disseram que prestaram atenção às políticas do governo; se um certo tipo de árvore fosse promovido, eles tendiam a plantar esse tipo. Algumas famílias simplesmente copiaram as ações de outras pessoas em suas comunidades, embora essa fosse uma pequena porcentagem.
Os pesquisadores pedem que o governo chinês promulgue políticas que protejam mais fortemente as florestas nativas existentes e facilitem a restauração de florestas nativas. A regeneração natural, que envolve deixar a terra sozinha para que as árvores nativas possam se regenerar sozinhas, até agora tem sido negligenciada nas políticas de reflorestamento da China, mas deve ser encorajada como um meio legítimo de restauração florestal, disseram eles. Isto é particularmente importante, pois a terra rural continua a ser liberada da produção agrícola na China, muitas vezes em áreas que seriam propícias ao crescimento natural.
Fonte: Infoslyva/Remade
Notícias em destaque





