Voltar

Notícias

04
jun
2018
(SILVICULTURA)
O crescimento sustentado das áreas florestais em Cuba

O crescimento sustentado das áreas florestais em Cuba confirma a validade do programa de reflorestamento, manutenção e cuidado das florestas, aplicado durante o período revolucionário em todo o território nacional.

Este trabalho permitiu ao país apresentar um índice florestal de 31,23%, o que consolida o cumprimento dos compromissos assumidos na Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, em 1992.

Nesse encontro, Cuba se comprometeu a fechar o ano de 2015 com 29,3% do território coberto por árvores, meta que foi alcançada antes dessa data graças à política empreendida pela Revolução.

Luis Manuel Gómez Pérez, especialista do Departamento de Florestas, Fauna e Flora do Ministério da Agricultura, confirmou que agora o patrimônio florestal cubano ultrapassa pouco mais de quatro milhões de hectares, dos quais três milhões e 242 mil são cobertos por florestas.

O especialista florestal disse que em 2017 o país aumentou ligeiramente suas florestas (0,08%), apesar dos efeitos causados pelo furacão Irma, que derrubou um grande número de árvores em várias províncias.

Ele anunciou que os territórios com maior cobertura florestal são Guantánamo, Pinar del Río, Matanzas e Holguín, todos acima da média nacional, enquanto os municípios se destacam entre as montanhas e a Ilha da Juventude.

Apesar do progresso alcançado, essa tarefa, que tem um grande impacto ambiental, não pode ser negligenciada, especialmente nas áreas com baixos níveis de floresta, onde é necessário continuar trabalhando no reflorestamento e no cuidado das plantações. (ACN)

Fonte: Infoslyva/Remade

ITTO Sindimadeira_rs