Voltar

Notícias

07
mai
2018
(INTERNACIONAL)
Desaceleração alemã amortece revestimento de madeira na Europa

Relatório do Conselho de Administração da União Europeia Federação da Indústria de Parquete (FEP).observa que os novos projetos de construção é o principal condutor do mercado de pisos de madeira na Europa.

Também observa que, apesar do inverno longo e úmido na Europa, a disponibilidade de matéria-prima não é um problema por enquanto. Isso implica alguma flexibilização dos problemas de abastecimento que surgiram nos últimos anos devido a grande dependência do carvalho que representa cerca de 80% da produção.

O relatório inclui uma avaliação rápida do mercado situação em cada um dos países representados pela FEP:

Áustria: as vendas de parquet continuaram a aumentar 2% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Bélgica: as vendas de parquet são estimadas em 3% durante os primeiros três meses de 2018.

Báltico: os mercados dos países bálticos mostraram uma ligeira tendência positiva no primeiro trimestre de 2018.

Dinamarca: O mercado do parquet dinamarquês permaneceu estável no geral, com uma diminuição no mercado de varejo que é compensada pelo aumento da demanda de contratos e projetos de construção.

Finlândia: as vendas de parquete aumentaram 1% no primeiro trimestre, impulsionado principalmente pelo crescimento moderado de grandes projetos  o mercado residencial é estável.

França: as vendas de parquete estão se recuperando gradualmente, subindo em 2% no primeiro trimestre de 2018.

Alemanha: estima-se que as vendas de parquetes caíram 5% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017. Essa queda reflete o mercado residencial moderado, falta de profissionais de instalação, intensa competição de revestimentos de piso “madeirados” e diminuição do espaço de armazenamento.

Itália: as vendas de parquete aumentaram 2% no primeiro trimestre 2018 e continua  a se beneficiar de uma economia mais positiva desenvolvimentos no país.

Países Baixos: as vendas de parquete aumentaram em cerca de 3% durante o primeiro trimestre de 2018, em linha com a melhoria condições econômicas do país.

Noruega: o mercado apresenta alguns sinais de ligeira melhoria (menos de 1% de crescimento) durante o primeiro meses de 2018.

Espanha: apesar da turbulenta situação política, o mercado espanhol mercado se expandiu lentamente entre 1% e 2% no primeiro trimestre de 2018.

Suécia: o consumo de parquet aumentou 2% no primeiro trimestre. O declínio das vendas no varejo foi compensado pelo aumento demanda de projetos de construção. A Suécia é atualmente o mercado mais dinâmico da Escandinávia.
Suíça: o consumo de parquete permanece estável, mas com um alto nível de projetos de numerosas reformas em andamento .

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO