Voltar

Notícias

06
mai
2018
(INTERNACIONAL)
Importações da UE de molduras lideradas pela Indonésia e o Brasil

As importações da UE de madeira "de forma contínua" (código SH 4409) inclui produtos decks e interiores produtos decorativos, como rodapé moldado e beading.

As importações totais da UE de produtos de madeira de tiveram um pequeno declínio pouco mais de 3% em 2017, para 122.800 toneladas métricas (MT).

No entanto, as importações da Indonésia e do Brasil, os dois maiores fornecedores, aumentaram no ano passado.

O principal papel da Indonésia como fornecedor dessa commodity para a UE é devido tanto à popularidade de bangkirai para aplicações de decks na Europa e da proibição da Indonésia sobre as exportações em bruto, incentivando uma maior produtos perfilados.

Após um forte aumento em 2014, as importações da Indonésia permaneceu amplamente estável nos próximos três anos e foram 69.600 TM em 2017, 1% a mais que no ano anterior.

O Brasil tem acesso a várias espécies amazônicas como ipê, garapa e massaranduba que funcionam bem como decks
madeiras. Após uma queda de 9% em 2016, as importações da UE do Brasil recuperaram 6% para 56,6 mil toneladas em 2017.

O comércio da China nesta commodity com a UE tem diminuido nos últimos anos devido ao aumento dos custos de
produção na China e declínio da disponibilidade de material. As importações da China caíram mais 10% para 18.000
MT em 2017.  A China depende da madeira tropical importada com uma forte preferência por teca no setor de decks. A China também fornece pequenas quantidades de madeira interior molduras para o mercado da UE.

Embora o comércio total da UE em decks e jardim tem aumentado gradualmente nos últimos anos devido a uma lenta melhoria da atividade de construção da UE, a madeira tropical enfrenta intensa competição de substituto materiais neste setor, nomeadamente Compostos Plásticos de Madeira (WPC), europeu termicamente e quimicamente modificado, madeiras nobres e madeiras macias e tratadas com conservantes madeiras macias.

Molduras decorativas de madeira tropical para uso interior também estão sendo substituídos por madeiras européias e MDF.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO