Voltar

Notícias

25
abr
2018
(LOGÍSTICA)
Gastos com logística consomem mais de 10% das empresas do setor de papel e celulose

Um estudo feito pela Fundação Dom Cabral mostrou que as companhias gastaram mais de 12% do seu faturamento bruto com custos logísticos no Brasil nos últimos 3 anos.

Ao todo, o desembolso foi de 15,5 bilhões de reais a mais desde 2015.

“Entre as 20 principais economias do mundo, o maior custo está aqui. Nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas despenderam 8,5% dos faturamentos e na China 10%”, avisou o professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo.

Esse impacto pesa muito em atividades como mineração, papel e celulose e todo agronegócio.

Isso porque a despesa com transporte está concentrada nas movimentações de longa distância e na modalidade urbana, o que dá 63,5% do custo.

“Nos Estados Unidos e na China isso faz parte da estratégia de segurar os produtos para definir os preços”, avaliou o professor.

Para ele, por aqui o problema é a falta de infraestrutura e dos investimentos nela.

O Brasil investe apenas 0,8% do PIB (Produto Interno Bruto) em logística. Na China, esse percentual é de 2,5%.

“O Brasil não tem planos de 25 ou 50 anos, como a China, para a construção de infraestrutura”.

 

Fonte: Com informações da Veja/Celuloseonline

Sindimadeira_rs ITTO