Voltar

Notícias

20
abr
2018
(TECNOLOGIA)
Técnica reforça estruturas de construção usando resíduos de madeira

Ao misturar o biochar do pó de serra ao cimento, as construções de concreto podem ser feitas 20% mais fortes e 50% mais impermeáveis.

A equipe de pesquisa liderada pelo Professor Associado Kua Harn Wei desenvolveu a nova abordagem de usar o biochar feito a partir de resíduos de madeira reciclada para melhorar as estruturas de concreto.

Os resíduos de madeira de fábricas de processamento de móveis formam um tremendo segmento de resíduos produzidos em Cingapura. Somente em 2016, foram criadas mais de 530.000 toneladas de desperdício de madeira. Em vez de queimar ou arranjar em aterros sanitários, os resíduos de madeira podem ser reutilizados para produzir biochar, um material permeável, rico em carbono, que assimila e retém bem a água.

Cientistas da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) descobriram um sistema criativo e ecológico para melhorar as estruturas dos edifícios. A nova estratégia, que consolida o biochar reutilizado do serrote, aumenta a qualidade e a sensação de água da argamassa e do cimento e oferece uma utilização eletiva ao grande volume de resíduos de madeira entregues.

O Biochar é amplamente empregado na indústria agrícola como uma alteração do solo para melhorar o rendimento das culturas. Os cientistas expandiram a aplicação do biocarvão utilizando biochar reciclado a partir de serragem para melhorar significativamente as propriedades mecânicas e de permeabilidade do concreto e argamassa.

Durante experimentos, os cientistas adicionaram uma pequena quantidade de pó seco de biochar à mistura de concreto ou argamassa. Isso altera as condições da mistura e melhora a cura e a solidificação da mistura.

A melhoria na resistência inicial e impermeabilidade da mistura de concreto e argamassa pode atingir até 20% e 50%, respectivamente. Isso pode incentivar a evacuação precoce de formas, o que poupa significativamente tempo e custo de desenvolvimento. Além disso, o próprio biocarbono "protege" o carbono em sua estrutura, que de alguma forma seria descarregada no clima por apodrecimento ou pela cremação de biomassa.

A utilização da inovação do biochar no desenvolvimento sólido é, subsequentemente, uma abordagem inovadora e criativa para armazenar carbono nas estruturas, ao mesmo tempo que promove a reutilização de resíduos de madeira e reforça as estruturas dos edifícios.

Biochar-infográfico

O Professor Associado Kua Harn Wei disse: “Esta é uma estratégia simples e acessível para melhorar nossas estruturas de construção, particularmente em Cingapura, onde o vazamento de água das tubulações de chuva e água são problemas comuns. Ao mesmo tempo, estamos colocando em prática uma grande quantidade de resíduos de madeira gerados em Cingapura ”.
“Cerca de 50 quilos de resíduos de madeira podem ser utilizados para cada tonelada de concreto fabricada. Nós normalmente exigimos 0,5 metros cúbicos de concreto para cada metro quadrado de área construída em Cingapura. Isso se traduz em cerca de seis toneladas de resíduos de madeira sendo reciclados para construir uma unidade HDB típica de 4 quartos com uma área útil de 100 metros quadrados ”.

A equipe inclui o professor Kua, seu Ph.D. aluno, o Sr. Souradeep Gupta e cientistas do Departamento de Construção da NUS School of Design e Meio Ambiente.

Fonte: Infoslyva/Remade

Sindimadeira_rs ITTO