Voltar

Notícias

19
abr
2018
(GERAL)
Quando seus sapatos são feitos de polpa de madeira

Allbirds, que já vendeu mais de um milhão de pares de tênis de lã, abraça o eucalipto.

Tim Brown, jogador de futebol da Copa de Wellington, na Nova Zelândia, e Joey Zwillinger, chefe de uma empresa amiga de produtos químicos de algas, conheceram suas esposas há algum tempo e, observando uma tendência para a informalidade do local de trabalho, entraram no mundo dos negócios. com uma ideia solta: tênis de lã tricotada.

"Este foi o primeiro sapato que fizemos", disse Brown outro dia, em São Francisco, apontando para uma fotografia.  "Parece algo que você pode usar se tiver algum tipo de problema médico."

Isso foi antes. Desde o lançamento do seu primeiro modelo não hediondo, em 2016, a Allbirds vendeu mais de um milhão de pares de tênis de lã de origem sustentável. "A lã é uma fibra milagrosa que regula a temperatura e elimina a umidade", disse Brown. Ultimamente, o Allbirds tornou-se o sapato da It entre os millennials e os técnicos do WCC. "Passamos por várias iterações para chegar ao tênis mais simples que poderíamos imaginar", explicou Brown.

Quando a luz da manhã atingiu as janelas do escritório, Brown e Zwillinger se reuniram em uma sala de conferências para admirar o novo produto: um tênis chamado Tree, que é em grande parte tecido de fibras de eucalipto.

"Esta fibra é um dos materiais mais sustentáveis do planeta", disse Zwillinger, acariciando o tecido, que é frio, sedoso e tecido em malha. O novo calçado Tree vem em duas versões: um “runner”, que se encaixa como um sapato de esteira, e um “skipper”, um modelo de baixa reminiscência que lembra um sapato de barco. O eucalipto na parte superior é cultivado, sem irrigação, na África do Sul (os sapatos são fabricados em Shenzhen, na China) e produz tecidos ideais para o verão, quando calçados grossos de lã podem parecer errados.

"Nosso mercado de melhor desempenho no país é Atlanta - não sei por quê", disse Zwillinger. "Masse em Atlanta está um dia quente e úmido , se você não estiver usando meias, fica pantanoso."

A sede da Allbirds fica em um bairro histórico de San Francisco, ao sul de Telegraph Hill. "Mark Twain costumava escrever neste edifício",

"Isso parece um sapato que foi desenterrado de uma aldeia no Ártico", disse o chefe de design da empresa, Jamie McLellan (Allbirds pretos, solas pretas), pegando um protótipo de Tree manchado e amarrotado em branco. "Mas foi o primeiro em que percebemos que poderíamos tricotar a fibra."

"Há provavelmente outros cinquenta protótipos depois disso", disse Brown.

A versão final do sapato Tree tem cadarços feitos de garrafas plásticas recicladas, uma palmilha derivada de mamona e ilhós baseados no amido da planta. Para criar o tecido de eucalipto, polpa de madeira é dissolvida em um banho não tóxico que o transforma em tufos de fibra felpudo, chamado Tencel.

"O processo leva cinco por cento da água usada para o algodão e cerca de metade da pegada de carbono", disse Jad Finck (allans azuis, solados brancos), vice-presidente de inovação e sustentabilidade, esfregando Tencel entre os dedos. A fibra é tecida em um tecido que é mais arejado do que o tecido de lã de merino nos Allbirds originais. “Queremos que as pessoas que não sabem nada sobre materiais possam dizer: 'Ah, sim, esse tipo de roupa parece um suéter! E esse tipo de coisa parece uma porta de tela para seus pés. ”

Finck foi até uma mesa cheia de outros materiais usados para pesquisa. "Isso é cabelo de iaque", disse ele, examinando uma amostra. "Esta é uma microfibra à base de cana de açúcar - parece um pouco suède." Ele pegou um quadrado de tecido vermelho brilhante. "Isso é feito de abacaxis."

Tradicionalmente, a parte difícil de vender sapatos - mesmo aqueles que não são feitos de madeira - está se encaixando bem. A Allbirds faz a maior parte de seus negócios on-line e não oferece metade dos tamanhos, portanto, seus produtos devem atender a mais do que o normal.

Por Nathan Heller

Fonte: Infoslyva/Remade

Sindimadeira_rs ITTO