Notícias
O monitoramento eficiente e a elaboração de relatórios sobre cobertura florestal e uso da terra são essenciais para monitorar o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e são cruciais para os países que estão se adaptando e mitigando as mudanças climáticas. A nova plataforma online da FAO para relatar o status e as tendências dos recursos florestais do mundo permitirá que os países aumentem a eficiência de seu processo de relatórios e melhorem a consistência, a confiabilidade e a transparência dos dados florestais.
A plataforma será usada para o próximo relatório da Avaliação Global dos Recursos Florestais (FRA) de 2020. A ferramenta desenvolvida pela FAO com apoio financeiro da União Européia e do Governo da Finlândia foi apresentada em uma cerimônia especial de alto nível em Toluca, México.
Sistema de relatórios renovados
"Avaliar o estado dos recursos florestais globais do mundo requer dados consistentes e confiáveis", disse o diretor florestal sênior da FAO, Anssi Pekkarinen. "A nova plataforma permite que os países melhorem sua capacidade de compilar dados florestais atualizados e precisos, reduzir a carga de relatórios e permite medir melhor o progresso em direção à Agenda 2030".
A nova ferramenta contém vários recursos novos, incluindo entrada aprimorada de dados e visualização de dados, além de funções de revisão e análise. A plataforma tem uma interface mais amigável, que permite adicionar dados, copiar e colar a partir de folhas de entrada existentes e documentar fontes de dados nacionais.
Pela primeira vez desde a FRA 2000, o número de variáveis de avaliação foi reduzido significativamente, o que facilita a carga de relatórios para os países.
Componente de sensoriamento remoto em colaboração com o Google
Para facilitar ainda mais o processo de relato, especialmente para países onde as informações florestais são limitadas ou não estão disponíveis, a plataforma oferece a oportunidade de acessar informações externas relacionadas, bem como dados geoespaciais de produtos de sensoriamento remoto global.
A plataforma usa o Google Earth Engine e pela primeira vez fornecerá aos 171 Correspondentes Nacionais da FRA - autoridades florestais nacionais oficialmente nomeadas responsáveis pela elaboração dos relatórios nacionais - bem como aos seus colaboradores acesso livre a vastos repositórios de dados globais e ferramentas analíticas ao lado o poder de computação do Google.
"Este anúncio se baseia em nossa produtiva parceria de três anos com a FAO, que assinamos na COP 21 em Paris", disse Rebecca Moore, diretora do Google Earth, Earth Engine e Earth Outreach. "Estamos empolgados em permitir que todos os países tenham acesso igual à mais recente tecnologia em apoio à ação climática global e ao desenvolvimento sustentável".
A ferramenta torna fácil até mesmo para pessoas sem experiência prévia em sensoriamento remoto acessar imagens de satélite e outros dados geoespaciais para monitorar a cobertura florestal nacional e as mudanças no uso da terra ao longo do tempo.
Relatório sobre o progresso em direção aos ODS
O escopo da nova plataforma não se limita apenas às avaliações florestais. Atende também a outras necessidades de relatórios, incluindo sua contribuição significativa para a implementação da Agenda 2030 e para os indicadores relacionados à floresta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Avaliação Global de Recursos Florestais da FAO celebra seu 70º aniversário este ano. Uma nova publicação descreve a história da FRA global e resume as conquistas alcançadas.
A FRA é produzida a cada cinco anos por meio de um processo inclusivo e orientado para o país, e é a análise mais abrangente dos recursos florestais do mundo e de suas mudanças até hoje. O escopo da FRA evoluiu de inventários focados em madeira para avaliações mais holísticas, respondendo às crescentes necessidades de informação relacionadas a todos os aspectos do manejo florestal sustentável. No total, 236 países e territórios, 171 dos quais nomearam correspondentes nacionais, estão envolvidos no processo FRA 2020.
Fonte: Infoslyva/Remade
Notícias em destaque





