Voltar

Notícias

06
mar
2018
(MADEIRA E PRODUTOS)
Os principais fatores que influenciam o mercado de madeira sólida no Brasil

A estranha ligação entre a expectativa ainda não alcançada por parte dos produtores florestais, com os records anunciados com frequência, pelos grandes players do setor

Já estamos em março de 2018 e o setor florestal continua sem respostas concretas para algumas das perguntas mais importantes que vão determinar a aplicação de novos investimentos nessa fatia da economia nos próximos meses. Se por um lado é possível ver vários records sendo superdados pela indústria e o importante anuncio de novos projetos, por outro lado o preço pago para o produtor ainda insiste em ficar aquém das expectativas de quem investe na atividade como negócio que promete ser bastante rentável.

No "GPS Talks LIVE" com o diretor de Consultoria da Consufor Marcio Funchal é possível entender em uma explicação simplificada, os principais fatores que influenciam o mercado de madeira sólida no Brasil.

Nesta apresentação se destacam:

1) Alguns fundamentos básicos que explicam o sucesso que alguns empreendimento alcançam por, justamente, terem uma noção mais precisa sobre o potencial a ser explorando, mesmo no caso de um pequeno produtor florestal;

2) Como novas ideias e a inovação nos projetos continuam sendo o diferencial para esses resultados e como os exemplos dos grandes, podem ser aplicadas nos pequenos negócios;

3) A importância e como definir a escala ideal de produção levando em consideração, principalmente o comportamento do mercado de cada segmento que envolve não só madeira em toras e serrada mas toda a industria de transformação, celulose e papel, móveis e construção civil. E como é fundamental a sinergia com toda essa indústria para o planejamento e manejo de cada talhão.

4) Como se formam e que provocam as oscilações de preço de venda da madeira e como obter a melhor rentabilidade nos principais estados produtores do Brasil. A variação dos preços médios do metro cúbico do eucalipto e pinus e a relação percentual dos custos de implantação e projeção para determinar a viabilidade do negócio.

5) Por fim, a conclusão de como os produtores que fizeram o plenejamento correto estão conseguindo alta lucratividade com a atividade florestal.

O GPS Talks Live é uma apresentação semanal AO VIVO pela internet moderada pelo diretor do Painel Florestal, Robson Trevisan.

Marcio Funchal. Diretor de Consultoria da Consufor

Por: Fabiano Rodrigues

Assista o conteúdo completo:

 

Fonte: Painel Florestal

Neuvoo Anuncie RM