Voltar

Notícias

19
fev
2018
(EVENTOS)
Eventos promovem discussão sobre ILPF em solos arenosos no Oeste Paulista

Interessados nos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) terão a oportunidade de participar nos próximos dias de dois eventos relacionados a esses temas

Na quinta-feira (22), será realizada em Presidente Prudente (SP), no auditório Solarium da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), a IV Reunião Técnica sobre ILPF. No dia seguinte, as discussões ocorrem na Fazenda Campina, do Grupo Carlos Viacava, em Caiuá (SP), durante o V Dia de Campo sobre ILPF.

A reunião técnica deve reunir cerca de 500 pessoas, entre alunos e docentes da Unoeste e produtores rurais e técnicos da região Oeste de São Paulo. O objetivo do encontro é fomentar a discussão em torno da implantação da ILPF e impulsionar a adoção do Plano e do Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono). A reunião será realizada no formato de apresentações e debates entre palestrantes e a plateia com abordagem de temas variados em torno da implantação e condução de sistemas de ILP e ILPF.

No dia seguinte, o Dia de Campo apresentará opções de ILP para verão e, também, para outono-inverno, sob regime de chuvas. “O objetivo é estimular a adoção desses sistemas como estratégia de intensificação sustentável da agricultura”, afirmou o pesquisador da Embrapa Luiz Adriano Cordeiro, responsável técnico do evento. A expectativa de público é de cerca de 600 participantes, entre produtores rurais, consultores, extensionistas e estudantes da região.

O Dia de Campo contará com estações onde serão tratados diferentes temas, como por exemplo: manejo fitotécnico da cultura da soja para Oeste Paulista; opções de sistemas ILP; importância da silagem como planejamento na ILP; importância das gramíneas forrageiras para produção de grãos em solos arenosos; desempenho animal a pasto em sistema ILP na fazenda Campina.

Os dois eventos são uma iniciativa da Embrapa, Cocamar (Cooperativa Agoindustrial), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Associação Rede de Fomento ILPF e contam com o apoio do Grupo Carlos Viacava. A Embrapa Cerrados é uma das instituições parcerias do grupo e, desde 2012, desenvolve na fazenda diversas atividades de validação e transferência de tecnologias sobre ILP e ILPF. A reunião técnica começa às 18h30 e o Dia de Campo, às 8h30. Informações adicionais sobre os eventos podem ser obtidas no (11) 31688001 (Grupo Carlos Viacava). E para mais informações sobre a tecnologia ILPF clique aqui.

Fonte: Embrapa Cerrados

Neuvoo Jooble