Notícias
Um ataque de besouros de casca ameaça abater os poderosos pinhais da Bielorrússia.
Os insetos vorazes destruíram mais de 5.000 hectares (12.355 acres) de bosques em Brest, a região mais ocidental do país, apenas no ano passado - "quase a área de uma pequena cidade", diz o canal ONT da TV estadual.
Viktar Ambrazheichik, chefe florestal do distrito de Drahichyn, disse à ONT que não viu nada parecido em 30 anos e advertiu que o "problema está apenas começando". Os distritos Pinsk, Stolin e Luninyets já estão afetados, e os besouros estão se espalhando para Drahichyn.
Leva aos pequenos insetos menos de seis meses para destruir vários hectares de floresta, é uma corrida contra o tempo para salvar os pinheiros saudáveis.
"Os besouros estão dormentes por enquanto, então temos que nos livrar deles e as árvores que infestaram antes de acordarem com a primavera", disse Ambrazheichik.
Mesmo as geadas fortes que a Bielorrússia viu nas últimas semanas não ajudarão. Os insetos resistentes podem sobreviver a temperaturas de menos 36 graus Celsius, que o país não viu desde o famoso e áspero inverno de 1941.
O ministro das Florestas, Mikhail Amyelyanovich, disse aos espectadores que a "situação está sob controle", apesar da constante legenda da ONT sobre a "catástrofe ecológica".
Ele reconheceu que a queda em massa de árvores de 80 anos pode parecer extrema, mas "temos de parar esses surtos de escaravelho de casca, ou então tudo o que ficará com woodchip".
Preocupações com pesticidas
Enquanto isso, os guardas florestais estão trabalhando sete dias por semana para limpar as árvores infestadas, que serão usadas como madeira serrada e chip para queimadores de madeira. Eles também vão plantar vidoeiro de prata mais resistente entre os pinheiros.
Quanto ao próximo passo, Vyachaslau Zvyahintsau, da Universidade Técnica de Brest, disse que a única maneira de evitar novos surtos é "melhorar o sistema de monitoramento e pegar a infestação no início".
"Caso contrário, o besouro vive despercebido sob a casca até que seja tarde demais, e a quantidade de pesticida necessária para erradicar isso também prejudicaria todo o ecossistema da floresta", advertiu.
Os besouros podem destruir hectares de pinheiros em questão de meses
Reportagem de Martin Morgan
Fonte: Infosylva
Notícias em destaque





