Voltar

Notícias

26
jan
2018
(MADEIRA E PRODUTOS)
Saiba como investir na comercialização de produtos derivados da madeira

Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae aponta características e processos para ingressar neste mercado que está em processo de consolidação

O mercado brasileiro de painéis de madeira está em processo de consolidação. Entre janeiro e setembro de 2017 o volume de exportação desse produto foi 19,8% maior que o mesmo período do ano anterior. A informação é do boletim Cenários Iba, divulgado pela Indústria Brasileira de Árvores.

Os painéis são estruturas fabricadas com lâminas em madeira ou em diferentes estágios de decomposição. Aglutinadas por uma combinação de pressão, temperatura e utilização de resinas, podem substituir a madeira maciça na fabricação de móveis, portas, pisos, rodapés, entre outras aplicações. Por ser bastante utilizado, é um material que pode gerar inúmeras oportunidades para quem investe no segmento de Casa e Construção.

O relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae aborda os principais dados sobre o mercado de madeira, as espécies mais comuns no país, as aplicações no ramo e os modelos de negócio de destaque no segmento de construção civil. Como é um mercado bastante amplo, permite que sejam criados diferentes tipos de negócio relacionado a este material:

Madeireiras e serrarias - A principal atividade das madeireiras e serrarias é transformar as madeiras brutas (toras) em um material mais fácil de ser manipulado pelas indústrias de transformação.

Fabricação de chapas - As chapas são partes de madeiras reaglutinadas que antes passaram pelo trabalho das madeireiras. Esse produto aproveita melhor a matéria-prima original e pode ser desenvolvido das seguintes maneiras:

• MDF: chapa produzida com fibras de madeira.

• MDP: chapa produzida com partículas de madeira.

• Compensado: chapa produzida com lâminas de madeira.
 


Fabricação de papel decorativo - O acabamento aplicado nas chapas de madeira é feito, geralmente, com papéis decorativos - uma camada fina que recebe uma impressão especializada de altíssima qualidade. Essa impressão permite que o material final tenha qualquer tipo de desenho (alguns costumam imitar madeira natural, mármores, metais, tecidos, pintura, entre outros), dando grande flexibilidade aos projetos.

Fabricação de fitas de borda - Os papéis decorativos dão acabamento às superfícies. Entretanto, nem sempre eles são ideais para revestir as bordas. Nesse caso, é necessário aplicar as fitas de borda - um produto específico para dar um arremate satisfatório na peça final.

Revenda de painéis - Nesse tipo de empresa, os materiais são comprados da fábrica e revendidos para pequenas empresas ou consumidores finais.

É importante compreender as diferenças entre esses diversos modelos de negócio para entender como eles podem ajudar ou servir como insight para seu novo empreendimento.

Ações recomendadas

• Conte com o apoio do Sebrae/SC para identificar melhorias para a sua empresa. Ligue 0800 570 0800 e agende atendimento na unidade mais próxima;
• Confira o portal da FSC para compreender melhor os tipos de certificações existentes com relação ao mercado de madeiras. Veja também o documento “Cenário da Madeira no Brasil”, da FSC;

• Fique atento às questões sustentáveis que envolvem o seu negócio. Acesse o setor de sustentabilidade do Sebrae Inteligência Setorial (SIS/SC) e leia os conteúdos que sejam do seu interesse.

• Confira as tendências de negócios no mercado de Móveis e Decoração

Cadastre-se no SIS/SEBRAE para receber mensalmente relatórios e boletins de inteligência que o ajudarão na orientação do seu negócio.

Fonte: Dialetto

Sindimadeira_rs ITTO