Voltar

Notícias

29
nov
2017
(MADEIRA E PRODUTOS)
IPT e FSC Brasil se unem para difundir uso da madeira na construção

Primeira ação conjunta será um curso sobre uso de madeiras na construção civil em fevereiro

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, mais conhecido como FSC Brasil, assinaram um acordo de cooperação tecnológica com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos para a promoção do uso da madeira na construção civil e na movelaria. A iniciativa inclui a difusão de informações sobre o desempenho das diferentes espécies.

A parceria prevê também a capacitação de equipes das duas instituições e a divulgação da certificação FSC por meio de cursos e palestras. A primeira ação será um curso sobre o uso de madeiras na construção civil a ser oferecido em fevereiro de 2018, em conjunto com o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi). “Estamos buscando projetos de interesse de ambas as instituições: como o FSC credencia empresas para certificação de sustentabilidade de produtos florestais, uma das possíveis parcerias seria o trabalho do IPT como avaliador, por exemplo, de espécies de madeira por meio da Xiloteca Dr. Calvino Mainieri”, explica a diretora do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do IPT, Ligia Ferrari Torella di Romagnano. O acervo do IPT é o maior do Brasil: criado em 1930, reúne aproximadamente 19,5 mil amostras de madeiras brasileiras e estrangeiras e ao redor de 15 mil lâminas histológicas.

A parceria poderá envolver ainda o tema da sustentabilidade florestal por meio da elaboração e monitoramento de planos de manejo florestal, e ações junto ao Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, lançado em agosto deste ano. As duas unidades do IPT envolvidas no acordo são a Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais e o Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IPT

Fonte: IPT

Neuvoo Anuncie RM