Voltar

Notícias

21
nov
2017
(BIOENERGIA)
Biomassa florestal é alternativa energética para Brasil cumprir acordos

Fonte renovável e limpa, também é opção para suprir demanda crescente de energia no país

O especialista em Meio Ambiente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Mário Cardoso, divulgou nesta sexta-feira, 17, uma conversa com a professora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Clarice Ferraz, economista e especialista em energias renováveis.

A tônica do bate papo foi o uso de biomassa florestal como alternativa energética no Brasil, não só para atender a crescente demanda mas também com foco em atender acordos internacionais.

"Durantes os últimos anos, o Brasil tem enfrentado uma crise hídrica com a redução dos níveis dos reservatórios. Outras fontes de energia - mais caras, principalmente, gás e óleo diesel, acabam sendo acessadas", ressaltou Cardoso.

Esse cenário é favorável à entrada de energias renováveis. "Acionar essas fontes foi algo previsto apenas para momentos de emergências mas, infelizmente, estamos vivendo um momento em que essa energia mais cara está sendo necessária", comentou Clarice.

E isso não faz sentido diante dos acordos internacionais do clima. Mário lembra que nos leilões de energia previstos para dezembro, a biomassa florestal foi incluída."Vão ser assinados contratos de longo prazo e isso é muito positivo para o setor. A gente espera que, além dessa entrada no leilão, esperamos que haja políticas públicas para que isso aconteça com regularidade, inserindo a biomassa florestal de forma definitiva, no sistema", complementa a professora.

Se isso for consistente, a biomassa florestal será melhor valorizada, sobretudo porque ela escapa de oscilação de câmbio, gera empregos no país, entre tantos outros benefícios que vão além das vantagens ambientais.

Assista a entrevista completa abaixo:

Fonte: Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO