Notícias
AEIM participou da Conferência Internacional de Coníferas, realizada nos dias 5 e 6 de outubro em Hamburgo.
Uma delegação da AEIM Associação Espanhola de Comércio e Indústria Madera-, composta por Carles Alberch (Presidente) e Alberto Romero (Secretário Geral) participou das 65ª Conifers Conferência Internacional (ISC 2017), realizada em Hamburgo em 5 de e 6 de outubro. O ISC (International Softwood Conference) é a reunião internacional mais importante do mundo sobre comércio de madeira. Este ano, participaram mais de 150 delegados de 14 países.
A Conferência foi inaugurada com as análises de mercado tradicionais contribuídas por especialistas do setor. O desenvolvimento da produção e do consumo sugere que o crescimento moderado observado em 2017 deverá continuar em 2018.
Na Europa, a situação pode ser descrita como positiva, aumentando a maior parte dos mercados. Andreas von Möller, presidente da ETTF (Federação Européia de Comércio de Madeira), deu uma visão geral da atividade de construção na Europa, mostrando que o índice de confiança aumenta eo índice de produção atingiu os níveis mais altos desde 2010 Os mercados europeus são sólidos e confiáveis.
Sampsa Auvinen, presidente da EOS (European Sawmill Organization), explanou em sua apresentação que a demanda européia deverá continuar aumentando. A atividade de construção, juntamente com uma crescente conscientização sobre as vantagens do uso da madeira na construção, está realmente conduzindo a demanda européia para os níveis mais altos desta década.
Os mercados europeus continuam a ser o destino tradicional da produção europeia. No entanto, revelou-se uma tendência promissora, que é o papel cada vez mais importante desempenhado pela indústria europeia nas exportações fora da Europa. A área do mundo que se destaca é a Ásia, particularmente a China, que está crescendo. O Japão também continua a ser um importante destino de exportação para muitas serrarias européias.
Do mesmo modo, o mercado dos Estados Unidos também é dinâmico, já que o início da habitação atingiu o nível mais alto nos últimos anos.
Portanto, o cenário global é muito atraente. O potencial a longo prazo do mercado é impressionante, uma vez que o consumo per capita em alguns dos países de mais rápido crescimento no mundo ainda é muito baixo em comparação com os países da América do Norte e do norte da Europa.
No entanto, uma possível fonte de instabilidade é o mercado britânico. A incerteza sobre o Brexit poderia afetar a economia britânica, o que poderia significar uma diminuição nos volumes de importação. No entanto, ficou acentuado na Conferência que a alta demanda de outras regiões seria capaz de compensar uma possível queda nas exportações para o Reino Unido.
Outro desafio importante está relacionado à disponibilidade de matéria-prima. Assim, a médio prazo, pode haver uma escassez significativa que afetaria negativamente a indústria.
A mobilização de matérias-primas desempenhará assim um papel cada vez mais relevante.
Essas questões foram discutidas extensamente durante a Mesa Redonda, em que grandes empresas de diferentes países - como a Dinamarca, a Áustria, o Reino Unido, os Países Baixos, a França e a Letônia - também enfatizaram a importância crescente da educação. O enorme potencial da madeira na construção será efetivo se for possível conscientizar sobre as características da madeira e é possível espalhar essas propriedades entre arquitetos e construtores. Para isso, as campanhas promocionais destinadas a esses fins são importantes.
Outros tópicos interessantes que foram apresentados na Conferência foram a crescente importância da madeira como elemento construtivo resistente ao terremoto (apresentação no Japão) e o cumprimento dos padrões de proteção contra fogo e propriedades acústicas da madeira (apresentação de um Empresa austríaca).
Em resumo, o crescimento econômico moderado que está ocorrendo na Europa deverá continuar em 2018 e terá um impacto positivo no mercado de madeira da UE. Os mercados de exportação dinâmicos também são motivo de otimismo.
No entanto, a indústria deve permanecer vigilante em uma paisagem competitiva caracterizada por crescente complexidade.
A próxima edição da conferência internacional de coníferas ocorrerá na capital da Letônia, Riga, em outubro de 2018.
Para mais informações e para baixar as apresentações do ISC 2017, visite o site http://www.ettf.info/ISC2017
Fonte: Madeira Sustentável
Notícias em destaque





