Voltar

Notícias

08
nov
2017
(BIOENERGIA)
Devido a grande geração alemães tem energia grátis por um dia inteiro

Enquanto no Brasil, vivemos o auge da bandeira vermelha (taxa extra cobrada nas contas de luz), os alemães desfrutaram de uma conta de energia “negativa” por um dia. Isso porque a Alemanha gerou mais energia “limpa” do que precisava, o que levou o país a ter os custos de eletricidade abaixo de zero durante um dia inteiro no último domingo de outubro.

Parece incrível imaginar que a geração de energia foi tão grande, mas não exatamente uma novidade. Em maio de 2016, a Alemanha bateu recorde de energia renovável e o preço chegou a ser negativo durante algumas horas. Ainda assim é a primeira vez que consegue obter tarifa zero durante todo um dia.

O domingo é sempre um dia de menor consumo, uma vez que escritórios e fábricas fecham. Por isso, após um dia de pico de geração energética na sexta, as concessionárias alemãs escolherem este dia para “deixar livre” o consumo de energia. Esta foi a solução encontrada para manter a oferta e a demanda da rede em equilíbrio.

Os dados compilados pelo Bloomberg, mostrou que a geração de energia eólica foi a responsável pelo pico. Mas outras fontes contribuíram: no primeiro semestre deste ano, 35% da energia veio de fontes renováveis.

Atualmente, a energia eólica fornece cerca de 10% da eletricidade da Europa e deverá continuar a crescer à medida que a alternativa barateie. A estimativa da Bloomberg New Energy Finance é que o custo da eletricidade dos parques eólicos offshore caia 71% nas próximas duas décadas.

 

Fonte: Redação CicloVivo

Anuncie RM Neuvoo