Voltar

Notícias

01
nov
2017
()
Oficina de horta agroflorestal ensina a produzir alimentos sem agrotóxicos

Permacultor vai ensinar como implantar sistema que junta hortaliças, frutas e floresta na mesma área.

É possível morar no campo de forma sustentável? Com que recursos? O permacultor Bento Cruz vai mostrar como tornar o sonho possível durante a oficina de implantação de horta agroflorestal no Sítio Pau d’ Água, em Piracaia, a apenas 90 KM de São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.

A Agrofloresta cria um sistema que junta, na mesma área, a produção de hortaliças, frutas e madeira, que serão plantados durante a oficina. O método, que ficou famoso nacionalmente na novela Velho Chico, permite a recuperação de áreas degradadas, protege o meio ambiente e ainda gera renda ao pequeno produtor.

Bento Cruz tem percorrido o Brasil, auxiliando as pessoas que querem deixar as cidades para morar de forma sustentável na roça. A Horta Agroflorestal é um dos caminhos mais viáveis, pois começa a produzir alimentos já no segundo mês. O investimento em um módulo com média de 3.000 metros quadrados é compensado nos primeiros 6 meses. Para ilustrar, serão apresentados planilhas, aplicativos e plataformas de gestão financeiras de SAFs (Sistema Agroflorestal). Até a forma como escoar a produção será abordado.

Temas que parecem complexos como “diagnóstico rural, design permacultural, otimização de recursos locais, elaboração de croquis e projetos de implantação e manejos de Safs” serão abordados na prática, com a mão na massa. Os participantes ainda vão aprender técnicas de adubação, plantio e poda.

Oficina de Implantação de Horta Agroflorestal, 18, 19 e 20 de novembro

Valor: R$ 351 até 20/10, a partir desta data R$ 390 (valor que pode ser parcelado em 6x)

Informações: cursos@kaminaricomunicacao.com.br

Inscrições: https://agroflorestal.eventbrite.com

Fonte: Ciclo Vivo

Sindimadeira_rs ITTO