Voltar

Notícias

29
out
2017
(INTERNACIONAL)
Exportações de produtos de madeira do Vietnã devem atingir US$ 8 bilhões

As exportações do Vietnã de madeira e produtos de madeira prevêem chegar a US $ 8 bilhões em 2017, representando um aumento de 17% superando o objetivo de US $ 7-7.5 bilhões no início deste ano.

Nguyen Ton Quyen, vice-presidente e Secretário Geral da Viet Nam Timber and Forest Product Association (VIFORES), disse que a impressionante taxa de crescimento nos primeiros nove meses aumenta as perspectivas do setor madeireiro alcançando seu objetivo.

De acordo com a Vietnam Net, o setor ganhou US $ 5,9 bilhões em receitas de exportação de janeiro a setembro, aumentando 11% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de negócios de exportação de madeira atingiu cerca de US $ 700 milhões por mês

Painéis de partículas, placas de madeira artificiais, placas de madeira com melamona (MDF) e pellets de madeira foram os produtos de madeira mais exportados do Vietnã até agora.

O objetivo da indústria de US $ 8 bilhões pode ser alcançado até o final de 2017, já que os últimos três meses do ano geralmente são a alta temporada para exportações de madeira. As exportações de madeira cresceram nos mercados mais tradicionais e fundamentais, como EUA, Japão, UE, China e Coréia do Sul. O valor das exportações para os cinco mercados representa quase 90 por cento do total, disse Quyen.

Em maio de 2017, após um processo de negociação de seis anos, o Vietnã iniciou o Acordo de Parceria Voluntária Vietnã-UE (VPA) sobre a aplicação da lei, a governança e o comércio florestal da UE (FLEGT).

Conforme relatado pela Vietnam Net, a Quyen disse que a implementação deste acordo no Vietnã garantirá que todos os produtos de madeira na lista acordada são legais. O documento poderia criar mudanças fundamentais para o setor de processamento de madeira do Vietnã, bem como mercados domésticos e de exportação, incluindo nações que fornecem material de madeira para o Vietnã e aqueles que compram madeira e produtos de madeira do Vietnã.

No entanto, o país enfrenta agora alguns desafios, como o menor suprimento de madeira em bruto. O Vietnã importa US $ 1,7 a US $ 1,8 bilhão de material de madeira, o que equivale a aproximadamente 20-30% do volume de negócios de exportação.

Xuan Phuc, especialista em Tendências Florestais, disse que o volume de negócios de exportação de produtos de madeira do Vietnã foi estável desde 2015. No entanto, o maior desafio para a expansão do setor de madeira foi a concorrência na compra de madeira bruta. A proibição da China sobre a exploração madeireira natural e as restrições impostas pelo Vietnã e outros países no comércio, exploração e exportação de madeira em bruto têm uma oferta limitada globalmente.

Ele acrescentou que alguns dos principais importadores de produtos madeireiros e madeireiros do Vietnã, como EUA, Austrália e a UE, exigem conhecer a origem legal da madeira. Isso significa que a madeira deve ser proveniente de florestas cultivadas sob padrões de manejo florestal sustentável do Forest Stewardship Council (FSC) e deve ser importada de fontes que não sejam de risco, informou a Vietnam Net.

Além disso, como a Coréia do Sul e o Japão também estão planejando apertar a gestão dos produtos de madeira importados, isso impactaria diretamente as exportações do país para esses mercados.

O governo sul-coreano exigirá que os importadores declarem a legalidade e a origem da madeira e dos produtos de madeira importados para o país no final de 2017, enquanto o Japão fará o mesmo em março de 2018.

Os processadores e exportadores vietnamitas de madeira devem, portanto, criar soluções e estratégias de longo prazo para reduzir os riscos e aumentar o crescimento das exportações. Os processadores locais devem escolher madeira limpa e bruta para satisfazer os requisitos dos importadores, disse ele.

Fonte: www.internationalforestindustries.com

ITTO Sindimadeira_rs