Notícias
O governo está buscando maneiras de melhorar as receitas de seus milhares de hectares de florestas de bambu, que permaneceram extremamente baixas em comparação com os países vizinhos.
Myanmar "é um país que tem muitos hectares de bambu, mas a receita obtida é muito pequena quando comparada com países vizinhos como China e Índia", disse o Ministro da União para Recursos Naturais e Conservação Ambiental, U Ohn Win, no World Bamboo Day.
"A China ganhou cerca de US $ 3,6 bilhões em 2015 para produzir bambu, enquanto a Tailândia ganhou mais de US $ 40 milhões apenas com brotos de bambu", disse o ministro U Ohn Win.
"A Myanmar só ganhou US $ 500.000 na produção de bambu de acordo com os registros do Departamento de Alfândega".
"Então, os produtos de bambu de qualidade internacional precisam ser fabricados, e devem ser feitos esforços para garantir que o bambu cru seja continuamente cultivado", acrescentou.
As florestas de bambu de Myanmar são a terceira maior do mundo ao lado da China e da Índia, de acordo com o ministro U Ohn Win.
O Departamento de Silvicultura disse que a produção de bambu foi de 63,2 milhões de varas.
Mas, U Ohn Win observou que, como o bambu é utilizado de muitas maneiras diferentes, sua fonte está diminuindo lentamente, acrescentou.
"De mais de 100 variedades de bambu em Myanmar, apenas 18 podem ser usadas para fins comerciais. Os bambus são abundantes, então eles devem ser cultivados ", disse ele.
O esgotamento do bambu está ligado a uma menor propriedade privada das florestas de bambu, a queima de florestas de bambu para serem plantadas com culturas de renda e corte não sistemático de bambus, disse U Kyaw Thu, presidente da Associação de Rattan de Mianmar e Empreendedores de Bambu.
"O bambu é cuidadosamente plantado em outros países e os mercados são criados. Além disso, é um produto importante e vital para o ambiente natural ", acrescentou U Kyaw Thu.
Em 1990 havia quase 1 milhão de hectares de floresta de bambu no país, em 2010 a área cultivada diminuiu 20% e agora há apenas 800 mil hectares, e os números continuam a diminuir, U Kyaw Thu disse, citando números da FAO.
Em Myanmar, o bambu cresce principalmente na região de Bago, no estado de Rakhine, na região de Thanintharyi, no estado de Kachin e na região de Ayeyarwaddy.
Bago e Rakhine têm a maior concentração de florestas de bambu. No entanto, pesquisas atuais mostram que as florestas estão em declínio nessas duas regiões, de acordo com a Associação de Empresários de Rattan e bambu de Myanmar.
Esta é a segunda vez que o "Dia Mundial do Bambu" foi celebrado em Mianmar, e há planos para fortalecer e desenvolver a indústria do bambu explorando os diferentes usos do bambu e tornando-a uma alternativa à madeira.
O governo também realizará estudos adicionais sobre os benefícios sociais, econômicos e de proteção ambiental do bambu.
Fonte: Infosylva
Notícias em destaque





