Notícias
O silvicultor Nelson Barboza Leite aborda o tratamento dado aos fornecedores de madeira, os terceirizados ou fomentados e expõe a insatisfação deste grupo quanto ao preço da madeira
Quando se trata de grandes empresas, dificilmente asgigantes do setor de celulose e papel não estão incluídas. E sempre, com destaque – melhor nisso, melhor naquilo – e merecidamente! São empresas que se profissionalizaram e atingiram elevado padrão tecnológico, social e ambiental, em quase tudo! É difícil identificar esse ou aquele aspecto que não tenha alcançado elevado nível de perfeição.Mérito dos acionistas e, sem nenhuma dúvida, de seus competentes executivos. Tudo muito bonito, mas há um aspecto que merece reflexão: fala-se em 30% da madeira processada nas indústrias vindo de terceiros, em grande parte de fomentados! Se esses valores são verdadeiros, há de se admitir, de fato, a existência de milhares de fomentados dando suporte ao suprimento das indústrias.
E há uma gritaria de insatisfação com os baixos preços da madeira! E daí, a nossa dúvida. Será que essas empresas deixariam que seus fomentados ficassem tão insatisfeitos com os preços da madeira? Ou há muita gente gritando e querendo se passar por fomentado? De qualquer forma, acreditamos ser interessante lembrar uma conversa, que tivemos oportunidade de ouvir, há muitos anos .
O Doutor Rensi, na época Diretor da Duratex e um dos principais silvicultores brasileiros, dizia ao saudoso Doutor Ronaldo, então Diretor da ex-Champion: "lá na Duratex, existe respeito recíproco e tudo se dá muito bem. Não há gritaria e nem insatisfação. O fomentado é tratado como parceiro e amigo! De outro lado, falava o saudoso Dr. Ronaldo: "muitos dos nossos fomentados recebem, em janeiro, toda a madeira que vai ser entregue durante o ano todo"! Fica a pergunta: quais exemplos, nos dias atuais, podem ser comparados às prosas do Dr. Rensi (Duratex) e do Dr. Ronaldo (Ex- Champion Celulose e Papel, atualmente, International Paper)?
Nelson Barbosa Leite participou do GPS Talks Insights #1, o novo formato do encontro de líderes e gestores do Setor Florestal, e falou sobre esse e outros assuntos. Se você quiser ouvir o podcast na íntegra? Baixe, gratuitamente, o eBook "O Melhor do GPS Talks Insights #1". Clique aqui!
Fonte: Por: Nelson Barboza Leite
Notícias em destaque





