Notícias
Objetivos do evento passam pela busca de soluções para uma economia de baixo carbono e como tornar viável um mercado imobiliário de prédios em madeira
Os principais atores mundiais da construção civil em madeira estarão reunidos em Bordeaux, na França, entre os dias 12 e 15 de setembro, no primeiro congresso internacional do setor – Woodrise 2017. O objetivo é discutir a nova agenda global de construções em madeira, com o propósito de auxiliar a criação de uma economia de baixo carbono. O grupo pretende entender quais são os principais desafios para o desenvolvimento de um mercado imobiliário de edifícios em madeira. Na lista de palestrantes, nomes mundialmente conhecidos da arquitetura, como o arquiteto canadense Michael Green, e o japonês Kengo Kuma.
A programação também prevê a apresentação dos avanços científicos e tecnológicos que darão suporte ao movimento que pretende impulsionar a construção de edifícios de 6 a 20 andares. O evento está sendo organizado pelo FCBA (Instituto Francês de Tecnologia para os setores florestal e de mobiliário), FPInnovations, do Canadá, e o Building Research Institute do Japão.
O evento contará com a participação de representantes de governo, empresas, academia, institutos de pesquisa, terceiro setor, arquitetos, engenheiros, construtores de seis países Brasil, Canadá, Finlândia, França, Japão e Suíça. O encontro promete render ainda a assinatura de um memorando de cooperação multilateral para o desenvolvimento do uso da madeira para construção ou renovação de estruturas zero-carbono, chancelado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que criará um grupo de trabalho internacional (“Woodrise Alliance”) para implementação dos objetivos do acordo.
Na linha de frente do grupo de 15 pessoas que irá à França, a empresa florestal Amata planeja trazer na bagagem conhecimento técnico que possa ser aplicado no Brasil. A empresa irá apresentar no evento, ao lado do escritório de arquitetura Triptyque, detalhes de pesquisas realizadas ao longo de dois anos e que devem orientar a definição de novas estratégias de negócios da empresa. “Acreditamos que é preciso gerar valor para toda a cadeia a partir da floresta. A madeira vem sendo apontada como uma matéria-prima viável para a construção civil em larga escala e estamos nos preparando para nos posicionar nesse mercado no Brasil”, afirma a diretora de Novos Negócios da Amata, Ana Luiza Daripa.
Na delegação brasileira, também estará o vice-presidente da Área de Desenvolvimento Técnico do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Euclesio Manoel Finatti. Coordenador da Comissão de Estudos da ABNT para o desenvolvimento da norma técnica para o sistema construtivo wood frame, Finatti irá acompanhar o grupo e pretende conhecer de perto a realidade dos países de primeiro mundo e trazer um pouco dessa experiência para o grupo que vem desenvolvendo o trabalho da norma e do fortalecimento desse tema no Brasil.
1º Congresso Mundial de Construção Civil em Madeira – WoodRise
Bordeaux – França
De 12 a 15 de setembro
http://wood-rise-congress.org/
Fonte: Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção
Notícias em destaque





