Voltar

Notícias

09
set
2017
(GERAL)
Bambu faturado como "substituto perfeito" para madeira

Se o bambu for tratado adequadamente para uso, sua durabilidade e longevidade podem ser tão bons quanto a teca. O rápido esgotamento das florestas em países com baixos índices de floresta para população, como Bangladesh, pode ser significativamente reduzido ao usar produtos compostos de bambu como substituto da madeira, disseram os pesquisadores.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Florestal do Bangladesh (BFRI), o instituto solitário baseado em floresta do país, foram os primeiros na Ásia a iniciar pesquisas sobre regeneração e manejo de bambu.

O instituto já inventou a tecnologia "Branch Cutting" para a regeneração de bambu.

"A verdadeira realidade é que a população do país está aumentando exponencialmente, enquanto vastas extensões de terras florestais estão em declínio a um ritmo alarmante", disse Khurshid Akhter, diretor de pesquisa da BFRI, ao Dhaka Tribune.

"Nós podemos facilmente conservar nossas florestas e enfrentar o desafio do esgotamento rápido da terra florestal e do crescimento da população criando bosques de bambu. O bambu é um recurso florestal muito importante devido ao seu uso diversificado ".

O Dr. Akhter disse que o bambu geralmente está pronto para a colheita dentro de 3-5 anos de plantio, enquanto espécies de árvores como a teca (segun) e a mogno precisam de 15 a 25 anos.

"O bambu é realmente uma espécie de grama que também é a planta de crescimento mais rápido do planeta. Se o bambu for tratado adequadamente para uso, a sua durabilidade e longevidade pode ser tão boa quanto a teca ", afirmou.

O Dr. Akhter acrescentou que os itens de móveis feitos de bambu podem reduzir a pressão sobre outras árvores e conseqüentemente conservar a natureza.

Existem cerca de 1.500-1.700 espécies de bambu encontradas em todo o mundo. Destes, 33 espécies, incluindo 26 que cresceram em terra lisa e 7 em colinas, estão disponíveis em Bangladesh.

Mahbubur Rahman, diretor de divisão da Divisão de Genética de Silvicultura da BFRI, disse que o país deve aumentar sua dependência de bambu, pois pode crescer até 1,5 pés (45cms) em apenas 24 horas e até 100 pés em três meses, dependendo da variedade .

"O bambu tem todas as perspectivas de substituir efetivamente a madeira", disse ele. "Também pode ajudar a combater o aquecimento global, reduzindo o carbono. Ele desempenha um papel excelente na absorção de carbono na atmosfera ".

Em Bangladesh, o bambu é geralmente usado para construção civil, andaimes, prateleiras, escadas, tapetes, cestas, esgrima, alças de ferramentas, tubos, brinquedos, varas de pesca e armadilhas e artesanato.

Contraplacado, painel de partículas, painéis de partículas de cimento, telhas e painéis também podem ser feitos de bambu. Além disso, itens de móveis como prateleira, sofá, mesa de computador, mesa de jantar, cama, mesa de cabeceira, mesa de chá, cadeira e rack também podem ser feitos de bambu.

Pesquisadores da BFRI disseram que o uso de bambu para fazer móveis estava ganhando terreno no país.

AK Khan Plywood Factory, uma subsidiária da AK Khan Company Ltd, fabrica e comercializa telhas de piso de bambu, placas sólidas e portas por muito tempo no mercado local.

Além disso, países como China, Índia e Tailândia já realizaram várias iniciativas para diversificar o uso do bambu como alternativa à madeira.

 

Fonte: Dhakatribune

ITTO Sindimadeira_rs