Notícias
O objetivo é "proporcionar transparência" e "identificar quais florestas são tratadas de forma sustentável"
Mapa centraliza informações de todo o mundo / Foto: IIASA Map centraliza informações de todo o mundo / Foto: IIASA
O Instituto Austríaco de Análise Aplicada e Sistemas (IIASA) desenvolveu um mapa que mostra, pela primeira vez na história, todas as florestas certificadas no mundo, com o objetivo de "fornecer transparência" e "identificar quais são as florestas tratadas" de maneira sustentável "e, portanto, os recursos extraídos dela, como energia de biomassa, de acordo com o vice-diretor da entidade, Florian Kraxner.
A Kraxner, que liderou o desenvolvimento desta ferramenta, explicou que os organismos de certificação em todo o mundo oferecem "apenas números", no entanto, agora este mapa, que também centraliza informações de todo o mundo "localiza onde esses florestas com uma resolução de 1 quilômetro ".
O pesquisador Sabine Fuss do IIASA e o Instituto de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas de Berlim (MCC), que também participaram do projeto, disseram que este mapa "pode ser um guardião ambiental" para "garantir que, por exemplo, a biomassa convertida em energia não prejudica ainda mais a mitigação da mudança climática e os esforços de conservação da biodiversidade".
"É muito importante que os governos possam começar a legislar a este respeito, priorizar recursos extraídos de florestas certificadas sobre as quais não possuem garantias de sustentabilidade", explicou.
Para elaborar o mapa, a Kraxner detalhou que contaram com a colaboração dos principais órgãos de certificação Forest Stewardship Council (FSC) e com a Associação Espanhola de Sustentabilidade Florestal (PEFC por suas siglas em inglês). Eles também tiveram a ajuda da chamada ciência cidadã através de uma wiki, na qual as partes interessadas podem despejar informações.
A área certificada na Espanha é "bastante grande"
No caso da Espanha, a Kraxner reconheceu que os dados "são bastante bons", porque a área certificada é "bastante grande". De acordo com o pesquisador, entre os usos deste mapa está a possibilidade de identificar que, no norte da Espanha, na Galiza, existe uma fábrica de geração de energia de biomassa proveniente de florestas certificadas.
Segundo relatos da agência, cerca de 10% do mundo certificou florestas. No caso da Espanha, há um total de 2.064.510 hectares com selo que integram mais de 22.745 gerentes públicos e privados, de acordo com a PEFC Espanha, que representa cerca de 7% da área total da floresta espanhola.
Além da IIASA da Ausatria e da MCC de Berlim, a Universidade da Noruega das Ciências da Vida também contribuiu para o desenvolvimento deste mapa.
Fonte: CFC
Notícias em destaque





