Notícias
A jornalista Salette Lemos será uma das palestrantes do Florestar 2017
No próximo dia 15 de setembro a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e o Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) promovem o Florestar 2017, em Cuiabá. O evento visa a transferência de tecnologias, fomento do uso da madeira de eucalipto para serraria, biomassa, arquitetura e construção civil. O Florestar 2017 contará com uma programação de palestras técnicas e científicas, além da apresentação de experiências de sucesso na produção de árvores.
O setor brasileiro de florestas tornou-se, nos últimos anos, um dos mais relevantes no cenário global. Com uma área de 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no País e um dos que apresenta maior potencial de contribuição para a construção de uma economia verde.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado de Mato Grosso se destaca como maior produtor brasileiro de grãos (soja) e o segundo maior produtor mundial de soja. Acompanhando estes números, o cultivo de eucalipto tem aumentado gradativamente, devido à restrição cada vez maior na exploração de florestas nativas, e pela necessidade da utilização da madeira como biomassa na queima para secagem dos grãos.
Apesar das condições favoráveis edafoclimáticas, aptidão e extensão de terras cultiváveis, a silvicultura intensiva no estado ainda se encontra em sua fase inicial, com uma base florestal plantada incipiente e com poucas informações sistematizada. "O Mato Grosso é referência internacional no agronegócio e tem se destacado também na produção de florestas plantadas. O Florestar 2017 vai mostrar como podemos transformar esse potencial em negócios viáveis", explica o presidente da associação Glauber Silveira.
O evento acontece no Teatro do Zulmira Canavarros ao lado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site florestar.paginas.site. O Florestar 2017 conta com o patrocínio da Cargill e Mirex-s, com o apoio do Sistema Famato, Ima Gestão Florestal, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cooper Flora Brasil, Aprosoja Mato Grosso, Crea MT, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Fonte: Painel Florestal
Notícias em destaque





