Voltar

Notícias

26
ago
2017
(INTERNACIONAL)
Cresce a produção de painéis na Europa

Na última Assembléia Geral Anual da European Panel Federation – EPL, a entidade apresentou uma revisão econômica da indústria de painéis de madeira e derivados em 2015. Um panorama geral permite ver a alta de 3% na produção total, tomando os países da EU28 e EFTA. A Alemanha se manteve como o maior produtor de aglomerado, MDF e OSB, enquanto a Finlândia encabeça a produção de contrachapados.

Entre os indicadores de tendências a curto prazo se destacam os painéis de partículas (aglomerados), que continuaram em alta em 2016, com um crescimento de 1,1%; e a madeira contrachapada, cuja fabricação se espera que aumente 3,5%.

A ELP mostra um otimismo quanto ao futuro da indústria, ante a estabilidade e boas perspectivas em todos os mercados. Os fabricantes se mostram inquietos pela situação cada vez mais crítica da disponibilidade de madeira. A entidade também traçou um cenário com cinco novas estratégias para um futuro imediato:

1 – Obrigações: Um desejo de alcançar uma legislação da EU-28 que avalie um padrão mínimo aceitável para os painéis e produtos derivados, comercializados e importados da Europa.

2 – Novo padrão: Um projeto interno para definir um único padrão de baixa emissão, para deter a proliferação de diferentes limites, em todo o mundo.

3 – Imagem – A indústria de painéis de madeira deve ser reconhecida ante os olhos do público em geral como líder em eficiência e na economia de recursos.

4 – Construção – Aumentar o uso de painéis a base de madeira no setor da construção, para crescer no mercado e contribuir a mitigação das mudanças climáticas, graças a qualidade inerente de sumíderos de carbono.

5 – África – Compartilhar a experiência européias na produção, certificação e comercialização de painéis de madeira como os líderes deste mercado crescente na África.

Fonte: infosylva

ITTO Sindimadeira_rs