Voltar

Notícias

18
ago
2017
(MADEIRA E PRODUTOS)
Você conhece o potencial da madeira engenheirada?

Na avaliação do engenheiro Calil Neto, alto desempenho, custo competitivo, menor tempo de execução e qualidade justificam preferência pela madeira na construção civil

A tecnologia empregada no desenvolvimento da madeira engenheirada já garante o uso desses produtos em praticamente toda a construção. Pelo menos é essa a avaliação que o engenheiro industrial madeireiro e doutor em Engenharia Civil, Calil Neto, faz das possibilidades do uso da madeira na construção. “O alto desempenho, o custo relativamente baixo em comparação ao aço e o concreto, o tempo de execução menor por conta da industrialização e a alta qualidade justificam a escolha da madeira”, afirma o sócio-diretor da Rewood Soluções Estruturais em Madeira.

Mas então, o que falta para que mais profissionais especifiquem a madeira em seus projetos? “Para que isso aconteça, é fundamental que os arquitetos e engenheiros se especializem para entender as características dos produtos”, afirma. Na opinião do engenheiro, a abordagem dentro das faculdades é praticamente nula, o que acaba deixando o recém-formado sem muita experiência e conhecimento no assunto. “Quando o profissional conhece as características da madeira, percebe o quanto o projeto é realmente inovador. Existem estruturas em madeira desde a década de 1900 em países da Europa, como Áustria e Alemanha”, declara.

Além de defender uma formação mais específica sobre o tema dentro das universidades, o especialista sabe que ainda será preciso quebrar o preconceito cultural, a “cultura dos três porquinhos”, para que os profissionais enxerguem os benefícios da madeira. “Para mudar esse cenário, é preciso intensificar os trabalhos nos cursos, organizar eventos e simpósios”, afirma.

Com esse olhar para as ações que ainda precisam ser realizadas no desafio de popularizar o uso da madeira, Calil Neto será um dos palestrantes do 4º Simpósio Madeira & Construção. O encontro será em Curitiba (PR), nos dias 20 e 21 de setembro. “O evento é fundamental para engenheiros, arquitetos e aqueles que estão interessados no assunto. Apesar do nome do nosso país remeter à madeira, somos o país que menos utiliza esse material. A partir de um evento como esse, conseguimos divulgar os benefícios e particularidades da madeira para que as pessoas entendam onde se pode chegar com este produto engenheirado na construção civil”, conclui.  

Serviço

4º Simpósio Madeira & Construção
Data: 20 e 21 de setembro
Local: Auditório do Cifloma – campus Jardim Botânico da UFPR – Av. Prefeito LothárioMeissner, 632 – Jardim Botânico, Curitiba (PR)

Fotos Projetos Rewood

Fonte: Informações e inscrições: www.expomadeira.com.br/ Por Juliane Ferreira para o Portal Madeira e Construção

Neuvoo Jooble