Notícias
13º Dia de Campo Florestal terá três focos: manejo de pragas exóticas em eucalipto, manejo para serrarias e potencial de uso do liquidâmbar
Será na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu (SP), na Fazenda Lageado, no dia 16 deste mês
A Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu (SP), realizará – no dia 16 deste mês – a 13ª edição do Dia de Campo Florestal. Palco do lançamento de inovações do setor florestal, o 13º Dia de Campo será voltado para temáticas sobre manejo de pragas exóticas em eucalipto, manejo florestal para serrarias e o plantio do liquidâmbar styraciflua, com o seu potencial de usos na silvicultura subtropical.
O idealizador do Dia de Campo Florestal em Botucatu, o professor doutor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, Carlos Wilcken, destaca que o cenário do setor florestal – em sua atualidade – faz com temas tradicionais, como, por exemplo, o potencial de uso do liquidâmbar, assim como o manejo de florestas para serrarias e proteção florestal, fiquem sempre em evidência. Na cidade de Botucatu (SP), o 13º Dia de Campo será realizado na Fazenda Lageado. Carlos Wilcken, juntamente com o também professor doutor Saulo Guerra, são os responsáveis pela programação do evento deste ano, juntamente com o estudante de doutorado em engenharia florestal Raoni Melo.
Nesta edição, além das novidades em máquinas, produtos e equipamentos florestais, o evento será voltado à apresentação de soluções para os pequenos e médios produtores rurais. O evento também reunirá marcas como Multifloresta, Avam Flora, Apoio Florestal, Arbora, Mudas da Mata, Ibaiti Florestal, Mirex-S, Syngenta, Agrisystems e Honda. As inscrições podem ser feitas no site http://www.fepaf.org.br.
PROGRAMAÇÃO
No dia 16 de agosto, as atividades terão seu início às 7:00 horas da manhã com o credenciamento e as palestras. No período da tarde, as atividades ocorrerão na área de campo, com a apresentação de atividades práticas.
07:00h – 08:00h – Credenciamento
08:00h – 08:30h – Abertura Oficial
08:30h – 09:20h – Manejo de pragas exóticas em Eucalipto
Profº Dr. Carlos Frederico Wilcken – Unesp Botucatu
09:20h – 10:10h – Manejo florestal para serrarias
Profº Dr. José Mauro Santana da Silva – UFSCar Sorocaba
10:30h – 11:10h – Liquidambar styraciflua: potencial dos usos na silvicultura subtropical
Dr. Antonio Nascim Kalil Filho – Embrapa Florestas
11:10h – 11:40h – Mesa Redonda com todos os palestrantes
11:40h – 13:00h – Brunch
13:30h – 17:00h – Atividades de Campo
17:30h – Encerramento
ATIVIDADES DE CAMPO
1 – Manutenção e operação com motosserras
2 – Inventário florestal de Eucalipto
3 – Controle de formigas cortadeiras
4 – Produção de biomassa florestal
5 – Principais pragas florestais
6 – Manejo de madeira nobre
7 – Plantio de liquidambar
8 – Utilização do lodo de esgoto
Fonte: Painel Florestal - Elias Luz
Notícias em destaque





