Voltar

Notícias

28
jul
2017
(GERAL)
3 Formas de Usar a Madeira de Reflorestamento para Decorar Casa

O Brasil, desde os anos 60 passou a adotar as espécies plantadas como principal forma de equilibrar o consumo de árvores nativas. Entre elas, as principais são: Pinus e Eucalipto – elas têm alta resistência natural e exigem o tratamento químico em autoclave.

Para tanto, e independente da madeira, a ideia sempre deve ser poupar árvores. Por isso, todo o projeto tem que ser pensado no dimensionamento exato da estrutura de madeira.

Por exemplo, algumas são sensíveis à umidade. Aí, nesses casos, vale muito a pena optar pelo eucalipto com maior concentração de tratamento químico, diz Marcelo Sacco, da Preservam.

Fizemos uma breve seleção dos principais usos da madeira, conforme a opinião de vários especialistas.

Confira as 3 Formas de Usar a Madeira de Reflorestamento para Decorar Casa

1 – Estrutura

As melhores opções são aquelas que têm alta densidade, sendo que quanto mais pesada, maior a resistência mecânica e a durabilidade – o que as deixam mais resistentes aos fungos e cupins.

2 – Telhado

A mais indicada é a garapeira, porém se tomar chuva pode apodrecer. Já o Cambará, que também é indicado, é um ótimo alimento para o cupim. Por outro lado, a Cupiúbca e o Angelim-Vermelho são mais resistentes ao problema.

3 – Guarnições e Lambris

O ideal é a espécie de fibra reta e seca em estufa, já que elas não empenam. Entre elas, podemos citar a freijó, cedro-rosa, jequitibá-rosa e a angelim-pedra. Já para lambris, é possível optar por tipos mais fáceis de trabalhar, como o cedrinho, angelim-pedra e caixeta.

Tratamento e Certificação da Madeira

Para Flavio Geraldo, que é da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira, todas as madeiras precisam estar protegidas.

“Os vernizes formam camadas sobre as peças, já o stain penetra sem formar película”, diz.

Quanto à certificação, o Brasil conta com 2 modelos de selos verdes:

. FSC – Conselho de Manejo Florestal,
. Cerflor – Programa de Certificação Florestal.


E essa é uma preocupação cada vez mais importante e ativa na vida dos brasileiros. Conforme pesquisa do DataFolha, mais de 85% dos entrevistados afirmaram que pagariam valores mais altos por produtos certificados.

“Essa resposta mostra um cenário muito promissor no Brasil”, diz Karina Aharonian, do Grupo Compradores de Produtos Florestas Certificados.

Uso da Madeira na Construção Civil ajuda a Preservar Florestas

“Temos um conceito de que a floresta é intocável, mas ele não é. A degradação da Amazônia não está vinculada à atividade florestal, e sim à pecuária, principalmente. Ou seja, quanto mais madeira a gente usar na construção civil mais a gente vai ter floresta”, garante Roberto Lecomte, do WWF-Brasil.

Ele conta que os madeireiros responsáveis conseguem desenvolver uma atividade economicamente rentável.

“A gente acha que usar madeira acaba com a floresta e, na verdade, usar a madeira preserva a floresta porque o madeireiro sabe que a madeira traz um retorno financeiro”.

Ele diz isso ao citar que na Finlândia, que tem 8% do mercado mundial de madeira, 80% das florestas são originais.

“Queremos também tirar da cabeça das pessoas duas imagens: da casa de madeira de tábua e mata-junta e da casa pré-fabricada que empena e entorta”, disse Ricardo Russo, que também é do WWF-Brasil.

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO