Voltar

Notícias

01
jul
2017
(INTERNACIONAL)
Concessões tem diminuido os incêndios florestais na Guatemala

As concessões florestais dadas as comunidades no norte da Guatemala tem evitado a propagação de incêndios florestais na região da fronteira com o México disse uma organização ambiental, em um estudo apresentado.

O estudo da Fundação PRISMA, com sede em El Salvador, disse que as concessões florestais para colonos têm sido fundamentais para travar a propagação de incêndios florestais no departamento de Petén, na fronteira com o México e Belize.

A maioria dos incêndios florestais em Petén estão ligados à exploração dos solos para as agricultura, pecuária e operações de grupos de tráfico de drogas que constroem desembarques clandestinos, segundo relatos de autoridades e ativistas.

"As concessões florestais comunitárias em Petén na Guatemala estão cooperando amplamente e de uma forma eficaz na prevenção e monitorização de incêndios florestais", disse Andrew Davis, autor do estudo.

O relatório estudou nove concessões florestais na Reserva da Biosfera Maia (RBM), uma área protegida que cobre 2,2 milhões de hectares de floresta com importantes sítios arqueológicos.

O estudo, que utilizou dados da NASA, descobriu que menos de 1% dos incêndios na reserva durante o ano estavam em terra concessionada para as comunidades.

"Eles mostraram, depois de anos de trabalho conjunto, para combater incêndios e outras ameaças, que são os guardiões mais eficazes de floresta, mais eficaz que o governo e certamente mais motivados para preservá-los", disse Davis.

A Guatemala começou 25 anos atrás as concessões florestais para preservar a Reserva da Biosfera Maia, a maior área protegida na Mesoamérica. Hoje estão ativas 11 concessões cobrindo 485,200 hectares cada. Entre outubro e abril passado, os incêndios florestais destruíram cerca de 12.000 hectares na floresta Guatemala, principalmente em Peten, segundo dados oficiais.

 

Fonte: AFP / Guatemala

ITTO Sindimadeira_rs