Voltar

Notícias

01
jun
2017
(GERAL)
Professor do DEF/UFV ministra Curso de Genética e Melhoramento Florestal na Colômbia

Entre os dias 16 e 19 de maio de 2017, o professor do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pesquisador da Sociedade de Investigações Florestais, Glêison Augusto dos Santos e o doutorando em Genética e Melhoramento Florestal da UFV, Andrei Caíque Pires Nunes, ministraram na Colômbia, o curso “Mejora genética, propagación clonal y hibridación de Eucalyptus y Corymbia como mecanismos de aumento de la productividad de plantaciones em Colombia”. O curso foi organizado pela Corporación Nacional de Investigación y Fomento Forestal (Conif) representada pelo pesquisador Victor Nieto e contou com a presença de diversas empresas Colombianas e fundos internacionais de investimento (TIMO´s). Participaram também estudantes  de graduação, pós-graduação e  professores de universidades locais.

No curso foram abordados todos os conteúdos necessários para a implantação e condução de um programa de melhoramento de Eucalyptus e Corymbia. Os temas abordados foram: Espécies potenciais de Eucalyptus e Corymbia a serem introduzidas em programas de melhoramento; Estatística básica e experimental aplicadas ao melhoramento florestal; Genética florestal, Genética de populações; Domesticação e conservação de germoplasma, Genética quantitativa aplicada ao melhoramento florestal; Métodos de melhoramento florestal; Uso e interpretação do Software Selegen REML/BLUP; Diretrizes, metas e estratégias de programas de melhoramento florestal, Hibridação em Eucalyptus e Corymbia; Classificação botânica dos Eucalyptus, Enxertia nos gêneros Eucalyptus e Corymbia; Manejo de pomar de cruzamento in door; Polinização controlada em Eucalyptus e Corymbia; Seleção de matrizes e clones; Principais materiais genéticos plantados no Brasil e com potencial de uso na Colômbia e registro e proteção de cultivares.

A realização deste curso marca o início da expansão florestal na Colômbia, país com grande potencial para implantação de plantas celulose e produção de madeira para diversos fins. A SIF e a UFV também estão apoiando o governo Colombiano, através da sua agência de fomento a pesquisa e inovação (COLCIÊNCIAS) na produção de um livro sobre Melhoramento Florestal, que será referência no país para delinear o futuro das pesquisas e do desenvolvimento de materiais genéticos (híbridos e clones) para as diversas áreas florestais do país.

O curso realizado por profissionais do DEF/SIF/UFV  ressaltam a importância das instituição para a capacitação de profissionais  tanto no Brasil como no exterior. Além disso, marca a competência do Brasil na área florestal, como país modelo para geração e compartilhamento de conhecimentos em tecnologias de melhoramento genético florestal e plantios comerciais de Eucalyptus e Corymbia.

Fonte: SIF/UFV

ITTO Sindimadeira_rs