Voltar

Notícias

23
mai
2017
(BIOENERGIA)
Brasil tem na biomassa a oportunidade para energia renovável

A produção agrícola e florestal tem papel de destaque na fatia de renováveis da matriz energética brasileira, uma das mais limpas do mundo. Da energia hidráulica vem 64% do que consumimos em eletricidade. Quando se considera, contudo, toda a energia utilizada no País, quem fica com o primeiro lugar entre as fontes renováveis é a cana-de-açúcar. Lenha e carvão vegetal, outras biomassas importantes, ocupam a terceira posição, logo depois das hidrelétricas.

A cana-de-açúcar é destaque porque dá origem ao etanol e ainda gera energia para movimentar as usinas e excedente para a rede. Esse setor, contudo, está no limite da capacidade de produção, enquanto não houver novos investimentos, aponta Guy Capdeville, chefe-geral da Embrapa Agroenergia. Em contrapartida, ainda há capacidade ociosa nas usinas de biodiesel, biocombustível atualmente misturado ao diesel na proporção de 8%.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, o País tem na biomassa uma oportunidade tanto para aumentar a já significativa participação de renováveis em sua matriz energética quanto para equilibrar a balança comercial da indústria química, que tem mais de US$ 30 bilhões de déficit anualmente. No centro de pesquisa, os pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias para o aproveitamento total da biomassa (caldos, óleos, bagaços, folhas, resíduos do processamento, etc), gerando não só biocombustíveis, mas também produtos químicos e biomateriais.

 

Fonte: Celuloseonline

Neuvoo Jooble