Notícias
Profissionais da rede municipal de ensino de Ribas do Rio Pardo participaram de capacitação do “Agrinho 2017”, programa de capacitação de responsabilidade social da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que durou dois dias.
Além de todo o conteúdo do programa, os coordenadores pedagógicos e técnicos em Educação receberam informações da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, uma iniciativa da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas. A campanha é anual e conta com a parceria e apoio do Senar/MS e do Sistema Famasul.
O objetivo é despertar a educação ambiental, principalmente nos municípios que estão em área de cultivo florestal. Essa é a primeira vez que a campanha envolve profissionais da Educação. “Já aproveitamos esse espaço do Agrinho para capacitar os professores sobre as práticas de combate e prevenção a incêndios em área de florestas para que repliquem esse conhecimento em sala de aula para maior sensibilização e melhor conscientização dos alunos”, explica o engenheiro agrônomo e coordenador do Programa Mais Floresta do Senar/MS, Clovis Tolentino.
A palestra educativa sobre combate a incêndios foi realizada pelo secretário executivo da Reflore/MS, Benedito Mário. “Os profissionais saíram do treinamento bastante animados e vamos levar as informações para dentro das escolas, por meio dessa palestra que é bastante proveitosa. O mais importante é que, além das escolas na cidade, a mobilização deve atingir as instituições da zona rural de Ribas do Rio Pardo, que ficam ainda mais próximas das florestas plantadas”, diz a professora e coordenadora do Programa Agrinho no município, Juliana Meza Moreira.
A Reflore/MS realizou uma pesquisa onde a mesma aponta que em 2016 cerca de 1.100 hectares de florestas nas terras das empresas associadas foram atingidos por incêndio. Três Lagoas foi o município com maior área prejudicada, ao todo foram 600 hectares. Em seguida, Santa Rita do Pardo com 269 hectares, Paranaíba (128 hectares), Nova Andradina (70 hectares), Selvíria-MS (67 hectares).
No ano passado as ações atingiram cerca de 400 mil pessoas e neste ano a expectativa é ainda maior. Outdoors informativos, com contato para denúncia, foram instalados em rodovias da costa leste do Estado, como a BR-262 e em municípios como Brasilândia e Inocência.
Fonte: Cristiano Arruda - Capital News
Notícias em destaque





