Voltar

Notícias

03
mai
2017
(MADEIRA E PRODUTOS)
Livro retrata as melhores construções feitas com madeira

Wood (Phaidon), do autor William Hall, apresenta as dez melhores construções arquitetônicas do mundo com esse material

A madeira é um material primário e, no entanto, carregado de futuro. Sendo o componente mais cálido de tantos edifícios, é também renovável e reciclável. Dizem que a madeira vive porque range, tem cheiro e responde ao clima e ao passar do tempo, mudando sua densidade e firmeza. William Hall, autor do livro Wood (Phaidon), avalia que, além disso, é também um ingrediente inteligente: a tecnologia acrescentou resistência física à sua impagável capacidade isolante, acústica e térmica.

Hoje a madeira é submetida a processos de transformação e resistência. Em Tillamook, no Estado do Oregon (EUA), está o Hangar B, que funciona como um museu do ar, e foi construído em 1943, depois do ataque a Pearl Harbor. Um primeiro Hangar A funcionou como aeroporto até um incêndio ocorrido em 1992. Hoje isso poderia ser evitado: tratamentos à prova de fogo permitiram restaurar a construção com bambu de países tropicais.

A madeira está cada vez mais resistente. Em Sevilla, Jürgen Mayer construiu uma gigantesca pérgola de bétula laminada exposta ao sol e à chuva sobre a Praça de la Encarnación. Uma brincadeira da comunidade batizou o Metropol Parasol de Os Cogumelos. A anedota revela como vanguarda e tradição convivem nos edifícios construídos com madeira.

Veja as obras com madeira listadas por William Hall.

Refúgio nos Alpes
Este pavilhão nos Alpes é uma rampa com circuito transformado em mirante. Construído pelos estudantes do Alice Studio, na Suíça. (foto: JOEL TETTAMANTI)

Auditório Kilden
Em Kristiansand, extremo sul da Noruega, os arquitetos ALA y SMS construiram este auditório. A saliência de carvalho na cobertura surge na fachada para “separar a realidade da fantasia”. (foto: TUOMAS UUSHEIMO)


Pringle de Londres
Hopkins Architects idealizou o autódromo de Londres, um dos emblemas dos Jogos Olímpicos de 2012. O edifício é popularmente conhecido como Pringle, por causa de sua cobertura arqueada, no formato da batata. (foto: ANTHONY PALMER)


Bambu em Bali
Trezentas pessoas trabalham em baixo desta cobertura projetada por Jörg Stamm que atualiza uma tradição milenária protegendo o bambu dos insetos, do desgaste e do fogo. (foto: MARK MAGIDSON)


Biblioteca chinesa
Quando o arquiteto Li Xiadong visitou o solar onde devia construir a biblioteca Liyuan, nos arredores de Pequim, ficou vidrado nos troncos empilhados nos jardins das casas. Seu edifício de madeira está coberto por una fachada de ramas e troncos que deixam passar o sol e criam uma atmosfera de paz. (foto: LI XIAODONG)


Clube na Coreia da Sul
Em Gyeonggi-do, Coreia do Sul, o Pritzker Shigeru Ban atualizou a tradição construtiva com as colunas que usou para construir o Clube de Campo Nine Bridges. O arquiteto sobre dimensionou os fustes das colunas para aumentar sua resistência. (foto: HIROYUKI HIRAI)


Igreja de Knarvik, na Noruega, do arquiteto Reiulf Ramstad
Construída em 2014 com pinho cerne, na Noruega, o projeto é do arquiteto Reiulf Ramstad. Esta parte central das ramas e dos troncos seca ao deixar de crescer e é mais resistente que outra parte da árvore. (foto: HUNDVEN-CLEMENTS)


Pavilhão em Nevada
Três semanas de trabalho e 25 pessoas para construir este pavilhão no Black Rock Desert, do Estado de Nevada. Idealizado pelo belga Arne Quinze para o festival Burning Man, utilizaram 161 quilômetros de tábuas. (foto: JASON STRAUSS)


Mercado de Gante
É contemporâneo e conserva a tradição. Sua cobertura de duas águas se soma às da cidade histórica. A fachada de madeira desenhada por Marie-José Van Hee e Robbrecht & Daem e os painéis protetores de vidro remetem à vanguarda. (foto: KLAAS VERMAAS)


Torre alemã
Concebida para a observação de pássaros, fica na Alemanha e tem 15 metros de altura. (foto: HEINER LEISKA)

 

Fonte: Por Portal Madeira e Construção com informações de El País

ITTO Sindimadeira_rs