Voltar

Notícias

04
abr
2017
(BIOENERGIA)
FAO apela para otimizar o uso da madeira como fonte de energia

A Organização da Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU (FAO) na terça-feira pediu a otimização do uso da madeira como fonte de energia e garantia uma gestão sustentável dos recursos florestais.

O Diretor de política florestal da FAO, Eva Müller, disse que pode reduzir a pegada de carbono através da produção sustentável de madeira. De acordo com uma nova publicação da agência, com sede em Roma, a madeira ainda fornece 40% de fornecimento de energia renovável globalmente, melhor do que a combinação de energia solar, eólica e hídrica. Quase metade de toda a produção de madeira é usada como energia para cozinhar, aquecimento de água e gerar energia e que é usada por cerca de 2.400 milhões de pessoas, especialmente nas áreas rurais.

O estudo observa que a maior parte da produção de madeira para a energia é insustentável, muitas vezes feitas com métodos rudimentares que poluem, e contribui para a degradação dos solos e das florestas, em geral, como 7% das emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera.

Estima-se que este tipo de energia é responsável por 50% da destruição de florestas na África sub-saariana. Müller expressaram a necessidade de apoiar os países em suas políticas e disponibilidade de dados para otimizar o uso da madeira. Ele também pediu a projetos de investigação e de fundos para melhorar as cadeias de valor, tais como carvão e fontes alternativas de combustível a partir de resíduos agrícolas ou florestais.

Fonte: FAO

ITTO Sindimadeira_rs