Voltar

Notícias

23
mar
2017
(GERAL)
Indústria global de produtos florestais celebra a importância da biomassa

Indústria global de produtos florestais celebra a importância da biomassa no Dia Internacional das Florestas

A forte ligação entre Florestas e Energia é o tema do Dia Internacional das Florestas de 2017, comemorado no dia 21/3. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a madeira fornece ao mundo cerca de 40% do atual suprimento de energia renovável global – mais do que energia solar, hidrelétrica ou eólica. Realidade que projeta nas florestas manejadas de forma sustentável papel fundamental no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecido pelas Nações Unidas e no fornecimento de soluções para uma crescente economia verde.

E neste contexto, o International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA – sigla em inglês para Conselho Internacional de Associações de Florestas e Papel) tem orgulho de representar a indústria global de produtos florestais, setor que tem papel fundamental na contribuição para a produção de energia renovável e na redução da dependência de combustíveis fósseis por meio de resíduos manufaturados de madeira, subprodutos e resíduos florestais – conhecidos como biomassa.

“Hoje a indústria florestal já pode substituir uma ampla gama de produtos baseados em combustíveis fósseis no mercado, proporcionando benefícios climáticos adicionais, bem como o bem-estar à sociedade”, disse Elizabeth de Carvalhaes, atual presidente do ICFPA e da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

De acordo com o princípio da precificação internacional do carbono, a biomassa, enquanto combustível para a energia, não interfere na mudança de clima global uma vez que, ao crescer, as árvores sequestram o carbono da atmosfera por meio da fotossíntese. O próprio ICFPA reitera a neutralidade de carbono da biomassa em uma declaração de política: International Council of Forest and Paper Associations Carbon Neutrality of Biomass.

Para ampliar o papel das florestas no fornecimento de energia renovável e reduzir o uso de combustíveis fósseis, a indústria florestal investe em inovação tecnológica e no manejo florestal sustentável para melhorar as práticas e a produção. Nos últimos dez anos, a participação energética da biomassa e de outros combustíveis renováveis na indústria global de produtos florestais aumentou dez pontos percentuais – de 53 para 63.

Fonte: IBÃ

ITTO Sindimadeira_rs