Voltar

Notícias

06
fev
2017
(MADEIRA E PRODUTOS)
Período restritivo da madeira segue até 1º de abril

O período restritivo de corte, derrubada, arraste e transporte nos planos de manejo florestal com rendimento sustentável (PMFS) teve início na quarta-feira (01) e segue até 1º de abril deste ano, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A medida visa proteger a floresta durante o período chuvoso.

Conforme o coordenador de Recursos Florestais, Lisandro Peixoto Neto, a decisão atende a Resolução 001 da Câmara Técnica Florestal, de 1º de julho de 2013, que impõe ainda que apenas a madeira de esplanada principal cadastrada no projeto da Autorização de Exploração Florestal (Autex) está habilitada ao transporte durante esses dois meses.

É importante frisar que as solicitações de esplanada principal devem ser feitas durante a análise técnica do plano de manejo, não sendo permitida a inclusão posterior à emissão da Autex. Outro ponto é que essa esplanada até poderá ser implantada em área circunvizinha, desde que o proprietário possua CAR (Cadastro Ambiental Rural) .

Durante a época de mais chuva do ano, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado, onde ficam os municípios que compõem a Amazônia Legal, o solo fica compacto, o que influencia a capacidade de resiliência e regeneração da floresta.

 

Fonte: Diário de Cuiabá | MT

Jooble Neuvoo