Voltar

Notícias

21
jan
2017
(INTERNACIONAL)
Bolivia ocupa 7º lugar no ranking de países com perdas de áreas florestais

A Bolívia ocupa o sétimo lugar em um ranking dos 10 países que perderam a maior área de floresta nos últimos 25 anos, de acordo com uma investigação do jornal La Nacion da Argentina, com base em dados das Nações Unidas.

A pesquisa destaca que os principais motivos são o desmatamento, os incêndios, a urbanização, entre outras causas.

Os dados indicam que a Bolívia perdeu 80,310 quilômetros quadrados de área florestal em 1990 ascendeu a 627,950 quilometros quadrados. Em 2015, a área de floresta foi reduzida para 547,640 quilometros quadrados, 12 por cento menor em comparação com dados de 1990.

O país que encabeça a lista é o Brasil, com 531,670 quilometros quadrados de floresta a menos. Seguido pela Indonésia, a Nigéria ocupa o terceiro lugar, de acordo com os indicadores ambientais da Divisão de Estatística das Nações Unidas.

O estudo publicado na revista Current Biology expressa preocupação sobre estas áreas vitais que formam a base dos ecossistemas, especialmente em lugares onde mais foram perdidos na Amazônia e na África Central.

O resultado mostrou que quase 20 por cento da área terrestre do mundo é natural, quase 30,1 milhões de quilometros quadrados. A maioria dos sítios naturais estão na Austrália, América do Norte, Norte da Ásia e Norte da África.

Ao comparar o antigo com o novo mapa, verificou-se que cerca de 3,6 milhões de quilômetros quadrados, quase 10 por cento das áreas naturais- tinham sido perdidas nas últimas duas décadas.

Enquanto isso, em Cochabamba mais de 32.900 hectares de gramíneas, arbustos e árvores foram perdidos, em 2016 por causa dos vários incêndios registados nessa jurisdição. Em 2015, mais de 100 incêndios foram relatados em pelo menos 12 municípios.

Fonte: The Times/Remade

Sindimadeira_rs ITTO