Notícias
Alinhado com as Mudanças Climáticas e aumento do impacto ambiental causado pelos sistemas de produção do agronegócio brasileiro, a PUC-Rio lidera ações e pesquisas na busca por formas mais sustentáveis de produção que contemplem uma melhor harmonia entre as necessidades de consumo da sociedade e respeito ao meio ambiente.
A evolução desses trabalhos foi celebrada através de do“1° CHURRASCO CARIOCA SUSTENTÁVEL”, que contou coma Carne Neutra e com Salada de Horta FamiliarUrbana da própria faculdade, ambos provenientes de projetos de pesquisa da instituição.
A Carne Neutra1 ou, Carne Neutra em Metano Entérico (CH4), tem como princípio a zerar as emissões de Gases do Efeito Estufa proveniente do sistema digestivo dos bovinos através da fixação adicional de carbono no solo.
Metano Entérico (CH4) tem sua origem no sistema digestivo dos ruminantes e é considerado a principal fonte de Gases do Efeito Estufa da cadeia produtiva da pecuária para produção de carne e leite, representando mais de 50% das Emissões de Gases de Efeito Estufa do agronegócio nacional.
O Projeto Pecuária Neutra estimula e promove a obtenção da Carne e do Leite Neutros1, essa iniciativa desenvolveu uma plataforma capaz de rastrear e certificar a neutralização da principal fonte de emissões dos gases de efeito estufa da pecuária brasileira(mais informações: www.pecuarianeutra.com.br)
“Não é exagerar em afirmar a importância que a produção sustentável de alimento tem para o futuro do Mundo e o Brasil será o principal fornecedor de produtos agrícolas nas próximas décadas, por isso é estratégico o apoio a iniciativas como a Carne Neutra* e as Horta Familiar Urbana” (Sérgio Besserman, Economista e Professor da Puc-Rio)
A nesse mesmo contexto, a PUC-Rio possui outro projeto de pesquisa, a Horta Familiar Urbana funcionano telhado de uma casas da instituição localizada no bairro da Gávea. A horta da PUC-Rio serve como um laboratório a céu aberto para que nossos alunos possam ver que a produção sustentável de alimentos é viável mesmo nas grandes cidades. A intenção dessa pesquisa é de sensibilizar e incentivara comunidade local a produzir alimentos em suas próprias residências, casas ou apartamentos.
“Produzir alimento em sua residência tem muitas vantagens para a saúdes das pessoas e para o Meio Ambiente. Se por um lado, a garantia de que os hortifrútis não utilizaram nenhum agrotóxicoproporciona ao consumidor um alimento mais saudável, livre de químicos como herbicidas, inseticidas, entre outros. Por outro lado, essa prática ajuda a diminuir as emissões da logística dos hortifrútis, pois esses não precisam ser transportados por toda a cadeia produtiva até chegar ao consumidor final, poupando assim, a emissão de Gases do Efeito Estufa de origem fóssil.” (Luiz Felipe Guanaes, Geógrafo,Diretor do NIMA-Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da Puc Rio)
Participaram do evento os alunos, pesquisadores e professores do NIMA-Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio, assim como, o vice reitor da PUC-Rio Sergio Bruni
Contato: leonardoresende@fazendatriqueda.com.br
Fonte: PUC-Rio
Notícias em destaque





