Voltar

Notícias

14
dez
2016
()
SIF vai realizar segundo seminário sobre manejo de sanidade florestal

O Brasil conta com mais de sete milhões de hectares de florestas plantadas, principalmente de eucalipto e pinus, correspondendo a menos de 1% do território nacional. Mesmo assim, representa a sexta maior área reflorestada do mundo, para atendimento ao setor industrial, dentre os quais destaca-se a indústria de celulose e papel que detém em torno de 34% deste total de florestas plantadas, consumindo madeira de eucalipto e pinus.

O restante (66%) é destinado principalmente à siderurgia a carvão vegetal, a indústria de painéis laminados e reconstituídos, pisos laminados e construção civil.

O manejo da sanidade de plantas visa entender e suplantar os fatores bióticos e abióticos que limitam as plantas de expressarem o máximo do seu potencial genético atingível. A sanidade florestal é, portanto, uma necessidade à sustentabilidade e ao desenvolvimento do setor florestal brasileiro.

A capital mineira recebe, entre os dias 25 e 26 de abril de 2017, o II Seminário sobre Sanidade Florestal. Promovido pela SIF – Sociedade de Investigações Florestais e pelo Departamento de Engenharia Florestal (Def) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento é destinado a profissionais do setor florestal, pesquisadores e técnicos de órgãos públicos, estudantes de graduação e pós-graduação e produtores florestais.

O seminário visa possibilitar a aplicação de todas as possíveis técnicas de controle visando reduzir, preventivamente ou curativamente, os prejuízos na produção da cultura a níveis toleráveis, sem provocar efeitos deletérios expressivos ao ambiente.

Fonte: Painel Florestal - SIF

Sindimadeira_rs ITTO