Notícias
Fibria investe em eficiência do transporte de madeira em Capão Bonito (SP)
Equipamento instalado nos caminhões reduz o consumo de combustível e o impacto ao meio ambiente Capão Bonito, 13 de outubro de 2016 – Para aumentar a eficiência nas suas operações e reduzir os impactos ambientais, a Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, busca o constante aprimoramento em seus processos para garantir excelência operacional e a conservação do meio ambiente.
Uma das iniciativas da empresa na adoção das melhores práticas para a área de logística foi investir em um projeto piloto que contempla acoplar defletores (aerofólio) – mecanismo utilizado para melhorar o fluxo do ar em um veículo em movimento – aos caminhões que fazem o transporte da madeira, em Capão Bonito (SP).
O defletor é usado para canalizar o ar em torno do carro e torná-lo o mais aerodinâmico possível. Sem ele, o ar se choca na parte frontal do baú, o que faz com que o caminhão precise de mais força para romper a resistência e, consequentemente, gaste mais combustível.
“Desde o início do uso desse componente, em abril desse ano, foi gerada uma economia de aproximadamente 9% no consumo de diesel, por mês. A iniciativa ainda reduziu o impacto ao meio ambiente, visto que reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o principal gás de efeito estufa”, afirma a analista de logística da Fibria, Priscila Capucci Santos.
A utilização do defletor permite não apenas diminuir a carga sobre o motor, mas também melhorar a aceleração do caminhão e aumentar o tempo de vida útil dos pneus.
Além de atuar nos aspectos operacionais do transporte de madeira a Fibria também se preocupa com a segurança de sua operação nas estradas, por isso desde 2011 mantém o programa Estrada Segura, que trabalha a conscientização e a capacitação dos motoristas que transportam madeira à serviço da empresa, para garantir a excelência da operação.
Fonte: CeluloseOnline
Notícias em destaque





