Voltar

Notícias

09
set
2016
(GERAL)
Bases para a consolidação de politicas publicas a cadeia produtiva da erva mate

As bases para a consolidação de políticas públicas de Estado a cadeia produtiva da erva-mate continuam acontecendo nestes últimos meses em função das demandas encaminhadas pelo IBRAMATE, com apoio das entidades representativas dos produtores e ervateiros. As propostas e encaminhamentos foram para a Câmara Setorial da Erva-mate, para as Secretarias Estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI, de Desenvolvimento Econômico,  Turismo, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Fazenda. Além, da Assembleia Legislativa.

Depois de inúmeras reuniões dos produtores de erva-mate nos Polos Regionais Ervateiros do Alto Uruguai e Alto Vale do Taquari, que envolveram representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, a FETAG decidiu criar a COMISSÃO DA ERVA-MATE. O Instituto foi requisitado para apresentar um diagnóstico da situação atual do Setor Produtivo da erva-mate e convidado a participar das diversas reuniões que ocorreram. E durante visita ao Presidente da FETAG, surgiu a ideia de fazermos um acordo de cooperação entre as entidades.

Fruto desta relação e de demanda apresentada pelo IBRAMATE com relação a inserção da erva-mate no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar – PGPAF, a erva-mate já está incluída na lista de produtos com garantia de preço mínimo. O que auxiliara os produtores que fizeram ou farão financiamentos via PRONAF.

Em março, durante a EXPOAGRO AFUBRA o tema cultural da feira foi a erva-mate. O IBRAMATE foi convidado a fazer a palestra de lançamento da Feira, e participar do Espaço Cultural da própria feira. Na oportunidade, foi também proposto acordo de cooperação.

Juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Agência Gaúcha de Desenvolvimento e  Promoção do Investimento estamos buscando criar o APL DA ERVA-MATE. Além, das tratativas para  a criação do CENTRO TECNOLOGICO E VOCACIONAL DA ERVA-MATE.

O Cadastro Ervateiro do RS foi criado em lei e já oficializado pelo Secretário Estadual da Agricultura Ernani Polo. No próximo mês, começarão os treinamentos para capacitação dos parceiros envolvidos no cadastramento dos produtores, viveiristas e industrias de erva-mate. Além, das árvores superiores de erva-mate (futuras porta sementes).

A CAMARA SETORIAL NACIONAL DA ERVA-MATE já é uma realidade, e vem realizando suas reuniões periódicas.

No dia 16 de setembro, início da FEMATE, ocorrerá a primeira audiência pública para tratar do Projeto de Lei nº 4137/2015, que instituirá a Política Nacional de Incentivo à Produção de Erva Mate, de autoria do Deputado Federal Afonso Hamm.

 Agora, começamos a colher os frutos plantados durante a primeira gestão do IBRAMATE, e que continuam a ser buscadas pela atual diretoria. Pelo visto, as políticas públicas setoriais necessárias ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da erva-mate vêm se concretizando a nível estadual e federal.

Certamente, os resultados desta ações serão sentidas positivamente dentro em breve!

Eng°. Florestal Roberto M. Ferron – Diretor Executivo do IBRAMATE

Fonte: IBRAMATE

Sindimadeira_rs ITTO