Voltar

Notícias

06
set
2016
(GERAL)
As emissões da carne são neutralizadas pelo plantio de floresta

Produto inédito e sustentável chega ao prato do consumidor: As emissões da carne são neutralizadas pelo plantio florestal

Uma nova geração de produtores rurais busca se diferenciar no mercado através da uma agricultura e pecuária mais ajustada do ponto de vista ambiental. Assim como as atividades industriais, a produção agropecuária de alimentos também apresenta significativos impactos ambientais que contribuem para o agravamento da degradação da natureza, perda de biodiversidade, o aquecimento global, a crise hídrica, a acidificação dos oceanos, entre outros.

“A quantidade necessária de recursos e serviços ambientais para as atividades humanas é estimada em pouco mais do que um planeta e meio (1,5 Planetas Terra). Desde 1961, o Uso Excessivo quase duplicou. Durante esse período, a demanda da humanidade por recursos (naturais) deixou de se manter dentro dos limites que a natureza pode suportar (...). Esse Uso Excessivo é provocado por quatro fatores chaves: quanto nós consumimos, quão eficiente é nossa produção, quantos somos e quanto à natureza é capaz de produzir. A tecnologia e a intensificação de insumos ajudaram a expandir a produtividade biológica ao longo dos anos; no entanto, essa expansão não chegou nem perto de acompanhar o ritmo do crescimento da população e sua demanda por recursos (...) permanecer nesse caminho significa colocar cada vez mais em risco o bem-estar de muitos habitantes desse planeta.” Fonte: WWF- World Wide Fund for Nature.

Aliado a esse cenário, a população mundial atingiu 7 bilhões de habitantes e, devido a isso, ocorre uma pressão pelo crescimento da produção de alimentos o que potencializa a pegada ecológica do homem sobre a natureza. Para fazer isso de forma sustentável, se faz necessário o desenvolvimento de modelos de produção alternativos.

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS:

As oportunidades de negócio para empreendimentos que entendam esse novo momento econômico e ambiental são muitas; portanto, cabe às empresas selecionar e adaptar as tecnologias desenvolvidas pelas instituições de pesquisa às necessidades do mercado.

"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.” Fonte: Gro Harlem Brundtland, discurso na ONU-Organização das Nações Unidas.

Dessa forma, questiona-se: quais são os bons negócios de um mundo que esquenta?

O mundo da “Economia verde” ou “Economia de baixo carbono” pode ser tão rentável ou mais rentável do que o mundo alimentado pelo combustível fóssil.

Vale assinalar que o Brasil é um dos raríssimos países do mundo em que a economia é mais competitiva nesse cenário de mudanças; por isso, sua população tem mais a ganhar do que a perder nessa nova realidade, visto que pode gerar produtos e serviços mais competitivos do que outros países na Economia de Baixo Carbono, do que no modelo atual.

A emissão do metano pelo gado ocorre, principalmente, pela fermentação no processo digestivo dos ruminantes, conhecido como metano entérico. O rúmen pode ser descrito como um “estomago primata” e que não se desenvolveu nas últimas eras. Para digerir o capim o rúmen realiza uma reação química denominada metanogênese, essa reação quebra a molécula do capim e libera o carboidrato necessário para nutrição dos animais e tem com resíduo a emissão do gás metano (CH4), que é 21 vezes mais nocivo a camada de ozônio que o gás carbônico (CO2). . .

O gráfico 2 mostra que a fermentação entérica é responsável por 69% das emissões do agronegócio nacional, fato esse ratificado pelo Brasil ser detentor do maior rebanho comercial do mundo, o que o classifica como grande emissor de metano (CH4) na pecuária.

A Carne Neutra em metano entérico4, ou simplesmente Carne Neutra, acaba de chegar ao mercado com a proposta de se posicionar como um produto de uma nova geração na cadeia produtiva da pecuária de corte. O conceito da Carne Neutra envolve a criação de gado em áreas de pastagem consorciadas com árvores, denominado Sistema Silvipastoril.

Figura 1: Sistema Convencional. “o gado fica exposto ao sol pleno”

Figura 2: Sistema Silvipastoril “com o boi na sombra”

 

EXPANSÃO DO PROJETO:

O Projeto Pecuária Neutra apoia e incentiva a expansão de sua proposta através da multiplicação dessa iniciativa. O conceito é que outros produtores rurais possam se organizar para ter um sistema produtivo capaz de gerar valor adicional aos produtos de forma sustentável.

Com conhecimentos multidisciplinares que conciliam Gestão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável a equipe de consultoria do Projeto Pecuária Neutra tem o foco de multiplicar as tecnologias e oportunidades para outros empreendimentos em um modelo de gestão baseado nos seguintes pontos:

- aumento da receita por hectare.

- melhora do desempenho da pastagem e do rebanho.

- boas práticas de manejo e bem estar animal.

- otimização comercial dos animais e produtos através da atuação em diferentes alternativas de renda

- apoio à criação de marcas próprias com a venda direta ao consumidor final.

- foco no tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico, inseridos em um sistema de melhoria continua apoiado pela venda de produtos sustentáveis que tenham um melhor equilíbrio entre as necessidades do homem e do meio ambiente.

- adaptação as exigências do CAR - Cadastro Ambiental Rural, com possibilidade de manutenção ou aumento da receita da propriedade.

Nesse contexto as propriedades que aderem ao Projeto Pecuária Neutra se beneficiam de iniciativas bem sucedidas e já comprovadas no mercado para obter uma lucratividade superior à pecuária convencional através de uma visão integradora e multidisciplinar.

Para saber mais acesse: www.pecuarianeutra.com.br

Fonte: Pecuária Neutra

ITTO Sindimadeira_rs