Voltar

Notícias

31
ago
2016
()
Reforest abordou temas na área de Restauração Florestal

O constante processo de degradação ambiental ocasionado por um conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d’água gera a cada dia mais motivos para discussão do problema. 

Visando isso, entre os dias 17 a 19 de agosto, Viçosa sediou o III Reforest. O evento produzido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal da UFV contou com diversos painéis, com renomados profissionais do setor Florestal e exposições de trabalhos na área de Restauração Florestal.

Durante o Primeiro dia do evento o Painel abordou o tema sobre a Adequação Ambiental e Restauração Florestal e contou com os palestrantes Guilherme Viana de Alencar (IBAMA), Marcos Franklin Sossai (SEAMA) e José Mário Lobo Ferreira (EPAMIG). Já no segundo dia, os painéis foram sobre A Silvicultura da Restauração Florestal e Sistemas Agroflorestais para restauração florestal, com os profissionais Fernando Bechara (UTFPR), Vera Lex Engel (UNESP) e Aloísio Xavier (DEF) na parte da manhã e Silvio Nolasco de Oliveira Neto (DEF/UFV), Luiz Fernando Duarte de Morais (EMBRAPA) e Pedro Manuel Vila (Instituto Nacional de Investigações Agrícolas- Venezuela) na parte da tarde. No último dia do evento o painel contemplou o tema Restauração Florestal no Setor Produtivo e discursaram sobre o assunto Tathiane Santi Sarcinelli (Fibria Celulose S/A), Luciana Esber Michels (CMPC Celulose RioGrandense) e Aldo Teixeira Lopes (Votorantim Metais).                                  

Fonte: Mariana Barbosa - Polo de Excelência em Florestas

Sindimadeira_rs ITTO